As opções para café da manhã em Roncesvalles são limitadas aos dois bares do povoado e que podem estar fechados na hora em que você partir para mais uma etapa.
Mas antes de seguir, você tem que fazer um registro fotográfico diante da placa que marca a distância de Roncesvalles até Santiago de Compostela, que é de 790 Kms.
Essa distância é motivo de dilema no Caminho de Santiago. Isso por que essa distância acaba não sendo muito exata, já que pelas trilhas esse valor pode aumentar ou diminuir em cada etapa do Caminho.
As setas apontam em direção a trilha paralela a carretera, pelo interior do bosque. Alguns peregrinos preferem seguir junto a margem da carretera (rodovia) até Burguete, não faz muita diferença nesse caso, pois é uma reta só até lá.
Na Espanha por segurança, se for caminhar junto a Carretera, deve-se seguir no acostamento ou margeando a pista, sempre no sentido oposto ao dos carros. Burguete está à 4 Kms de Roncesvalles, menos de uma hora de caminhada.
Nessa pequena cidade, você encontrará além da cafeteria, um pequeno mercado, um açougue, uma padaria artezanal, uma farmácia, a agência do Banco da Navarra, dois restaurantes e dois pequenos hotéis.
Foi em Burguete, entre 1923 e 1959, que o escritor Hemingway, prêmio nobel de literatura, se tornou visitante cativo dessa região, onde relaxava e se inspirava para escrever seus livros.
Alguns peregrinos preferem pernoitar em Burguete, por oferecer mais estrutura do que em Roncesvalles, ou simplesmente se esforçam um pouco mais pra tentar terminar o Caminho de Santiago no seu próprio tempo.
Essa estratégia é muito comum entre os peregrinos. Além de sair dos pontos finais e tradicionais das etapas do Caminho Francês, obtém-se a vantagem de ter mais privacidade e tranquilidade no final do dia.
Em Roncesvalles, no verão, pode ter até cento e vinte peregrinos no albergue da Colegiata, e em Burguete somente alguns peregrinos, divididos nos dois pequenos hotéis da cidade, instalados em quartos privados, duplos ou dormitório compartilhado.
Aliás, se você tem pouco tempo para caminhar, já vá se acostumando em tirar o máximo de si, pois em algumas cidades e vilarejos, você vai encontrar tantos peregrinos que as opções de hospedagens acabam.
Mas vamos deixar esse problema para depois, não é mesmo? Quando chegar a hora você vai saber.
As setas amarelas seguem por entre bosques e fazendas, tudo devidamente sinalizado e com avisos por onde trafegar. Respeitar a sinalização e os animais das fazendas é primordial para o bom relacionamento entre os peregrinos e os moradores locais.
Após longas subidas e descidas, não tão íngremes como na travessia dos Pirineus, chega-se em Zubiri.
Esse pequeno vilarejo oferece área de descanso ao longo do rio, padaria, mercado, restaurante, bar, vending machine, caixa eletrônico e algumas opções de hospedagens. As atrações históricas são a Igreja e a Ponte românica.
Agora falta pouco para Larrasoaña, apenas quatro quilômetros. Nesse trecho não é aconselhado caminhar seguindo à carretera, pois o tráfego de caminhões é bastante intenso.
Siga as setas e logo você vai começar a subir novamente. Essa trilha faz a volta na pedreira que toma conta da paisagem. Recomenda-se seguir devidamente a trilha e respeitar a sinalização, pois a circulação de máquinas pesadas nessa área é bastante comum.
Quando você pensar que ainda tem uma curva, ou outra colina para subir, será quando Larrasoaña surgirá na sua frente.
O albergue municipal funciona todo o ano e possui 80 camas disponíveis. O lugar é simples, mas conta com cozinha equipada, onde você poderá fazer a sua própria refeição e internet, caso tenha necessidade de se conectar.
Há também três pensões privadas, um restaurante e um pequeno mercado na rua paralela a rua principal.
Geralmente essa etapa é feita em cinco ou seis horas, e dependendo do horário, há aqueles que preferem ir para Pamplona, diminuindo mais uma etapa e os quilômetros que faltam até Santiago de Compostela.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Abraços a todos e Buen Camino!