A etapa entre Belorado e Agés não apresenta maiores dificuldades, um pequeno aclive e longas retas entre bosques fazem parte da paisagem.
A idéia de sair cedo e com suprimentos para comer no Caminho não é ruim, não esquecendo de repor a água no cantil sempre que puder.
Para aqueles que não gostam de carregar peso extra, a dica é aproveitar as paradas nos pequenos vilarejos para um lanche e descanso. O que pode ser feito até Villafranca Montes de Oca, distante 12 kms de San Juan de Ortega, ou duas horas de caminhada.
Seguindo os rastros do Rio Tíron chega-se ao primeiro vilarejo do dia, Tosantos, 4,7 kms de distância de Belorado, onde se encontra albergue e bar para o primeiro desayuno, ou pequeno almoço como dizem os peregrinos portugueses.
Não distante de Tosantos, ou 2 kms depois, está Villambista, onde também se encontra albergue e bar.
Pode-se notar que quanto mais próximo de Santiago, mais apções de hospedagens se apresentam no Caminho de Santiago de Compostela. Paralelo a isso, o número de peregrinos e turistas também vai aumentando. Mas não se preocupe, há lugar para todos.
Em frente a praça da Igreja Paroquial de San Esteban, séc XVII, há uma fonte de quatro canos. Diz a lenda que água possui poderes para recuperar a vitalidade e acabar com o cansaço dos peregrinos que ali se banham.
Seguindo as setas chegamos em Espinosa del Camino, onde encontra-se albergue, bar e as ruínas do Monastério de San Félix, onde acredita-se estarem os restos mortais de Conde Diego Rodriguez Parcelos, fundador de Burgos.
Mais alguns quilômetros a frente chega-se em Villafranca Montes de Oca, com albergue, hotel, bar, mercado e a Igreja de Santiago na saída do vilarejo.
Recomenda-se uma parada para almoço, lanche ou repor suprimentos para a caminhada de 12 kms entre bosques até San Juan de Ortega.
Para aqueles que desejarem parar nesse pequeno povoado, há um albergue de peregrinos na rua principal e um albergue privado no hotel próximo a Igreja.
Para aqueles que optarem por seguir as setas amarelas, uma parada na Igreja de Santiago antes de seguir viagem é uma boa pedida.
Após um breve descanso, o Caminho segue para o alto como anunciado anteriormente, até o mirador sobre as Serras de la Demanda e de San Millán.
No passado os Montes de Oca eram um lugar perigoso, nos dias de hoje é uma parte solitária do Caminho, ideal para a prática da meditação em meio da natureza e paz.
A estrada de terra segue com descidas e subidas repetidas com todo o tipo de árvores ao redor, nesse percurso encontra-se o monumento aos caidos durante a Guerra Civil. A paisagem volta a se repetir nos próximos 7 kms, com muitos pinheiros e eucaliptos até a chegada ao Monastério de San Juan de Ortega.
Momento ideal para repor a água no cantil na fonte em frente ao Monastério, ou uma parada no pequeno café-bar situado um pouco mais a frente para um refresco, caña ou cappuccino.
Após o devido descanso, uma visita ao Monastério de San Juan de Ortega é quase obrigatório, não esqueça de levar a Credencial do Peregrino para selar.
Para aqueles que desejarem, há albergue de peregrinos no Monastério, Casa Rural e opção de menu de peregrino no bar local.
Para aqueles que seguem viagem, Agés está a apenas 4 kms de distância.
Deve-se atentar ao Caminho alternativo pela esquerda indicado na placa na saída do vilarejo de San Juan de Ortega.
Seguindo pela direita, chega-se em Agés em menos de uma hora. O vilarejo não é muito grande, mas conta com três albergues, dois restaurantes e um pequeno mercado.
Os hospitaleiros do albergue municipal são bem receptivos, não disponibilizam o uso da cozinha do restaurante, mas caso queira fazer sua própria comida, há uma área atrás do albergue onde poderá fazê-la.
Quanto aos utensílios, pratos e panelas, não se acanhe em pedir no restaurante abaixo do albergue. Não esqueça de devolver tudo limpo.
O restaurante possui uma antiga guitarra na parede, para quem sabe algumas notas, é uma ótima oportunidade para uma serenata ao ar livre, regada a vinho ou caña.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Abraços a todos e Buen Camino!