O fator climático pode influenciar muito em sua peregrinação, devido as mudanças bruscas de temperatura nos 860 Km de caminhada.
Ao atravessar os Pirineus, você pode encontrar neve, chuva e neblina, tudo junto ou dependendo do mês, pode atravessar com um Sol extenuante.
Na galícia sempre chove e na Região da Castilla & Léon o Sol castiga bastante.
Então acredito que protetor solar, capa de chuva e agasalho serão itens obrigatórios em sua mochila.
No dia que atravessei os Pirineus em 2010, vi muitos peregrinos voltando e sem saber o porquê continuei caminhando.
Fiquei sabendo no outro dia que devido a neve, o Caminho pelas trilhas da Montanha seriam fechados, os peregrinos que sairam de Saint-Jean-Pied-de-Port teriam que andar pela rodovia até Roncesvalles.
Então fique ligado nas estações do ano e situação climática da época em que você irá fazer a sua Peregrinação.
De outubro à abril as temperaturas são muito baixas, que é a época do outono ao início da primavera.
De junho a agosto, as temperaturas são mais altas variando de 17° a 31°, essas marcas podem aumentar bastante devido as mudanças climáticas globais.
A verdade é que o Caminho de Santiago de Compostela percorre o norte da Espanha de leste a oeste, onde é notável a diferença em cada região, sendo na língua, nas comidas e cultura.
Passamos pela região da Navarra, La Rioja, Países Bascos, Burgos, Palencia, León, Lugo, Galícia.
O espanhol falado é bastante diferente em cada lugar, quando chegar em Compostela verás que pode compreender facilmente oque estão falando, devido a semelhança com o português, pois ali se fala o "galego".
Não aconselho fazer a sua peregrinação no inverno, devido as temperaturas muito baixas e a dificuldade de se encontrar lugar para dormir, muitos albergues fecham nessa temporada e andar congelado não é nada fácil!