Entenda que estamos em peregrinação e precisamos do mínimo necessário, afinal não estamos num desfile de moda ou festa social. A lista a seguir foi idealizada para se carregar o menor peso possível, mas tendo em vista o conforto e a necessidade.
- Calçado: esse é o item mais importante da sua lista. Isso por que, um bom calçado irá lhe proporcionar uma boa caminhada e evitar as temidas bolhas nos pés. Pode ser de cano longo, cano curto, tênis especial para trekking, não importa a marca ou modelo, mas que seja próprio para longas caminhadas.
O ideal é que você comece a treinar com ele, antes de partir para o Caminho de Santiago de Compostela, para já ir amaciando o calçado e acostumar os pés.
Lembre-se que você irá passar de 6 à 8 horas com ele nos pés, então faça uma boa escolha. Existem modelos impermeabilizados, o que é uma vantagem em dias chuvosos. Botas de cano longo são mais pesadas e quentes, mas permitem mais segurança aos tornozelos, prevenindo torções. Os tênis de trekking são uma ótima opção, pois são mais leves e confortáveis, verifique a qualidade do solado antes de comprar. Um bom calçado é aquele que lhe proporciona conforto na caminhada. Você irá percorrer 800 Kms com diferentes níveis de caminhada, asfalto, terra, gramados, subidas e descidas serão seus desafios diários.
- Meias: esse é o segundo item mais importante da sua lista. Recomenda-se de dois a quatro pares de meias, para manter os pés sempre secos e assim evitar as terríveis bolhas nos pés. As meias devem ser grossas e de algodão, para proteger do atrito rotineiro com o calçado. Algumas são reforçadas nos dedos e nos calcanhares, lugares preferidos e prováveis para o aparecimento de bolhas. Existem algumas dicas para evitar bolhas, a mais eficaz é manter os pés sempre secos, sabendo disso, troque as meias quando parar para descansar. Lave as meias para evitar aquele cheirinho de chulé, e para secá-las é só colocá-las penduradas em sua mochila enquanto caminha.
- Papetes ou sandálias: nada melhor para relaxar os pés depois de um dia de caminhada. Escolha de preferência as de borracha, que podem ser usadas na hora do banho. Os modelos mais utilizados são do tipo havaianas e crocs, ambas de borracha. As sandálias de couro não são uma boa idéia para se levar pois são muito pesadas.
- Camisas e camisetas: particularmente recomendo quatro camisas, deixe uma sempre de reserva. Dê preferência as camisas de tecido sintético tipo poliéster, pois secam rápido e pesam quase nada. Você pode diminuir a quantidade de camisas, para isso é só lavá-las no final do dia de caminhada para que o cheiro não fique muito desagrável.
- Calças e bermudas: dê preferência as calças e bermudas feitas em tactel. Há modelos de calças que viram bermudas, do tipo dois em um, facilita bastante e ocupa menos espaço na mochila. Uma calça e três bermudas são o bastante para seguir a Santiago. Não leve jeans, além de ser muito pesado, é muito quente para caminhar.
- Roupa íntima: duas peças para os homens do tipo box e para as mulheres duas peças de baixo do tipo fitness, além de dois soutiens do tipo top fitness. Você irá caminhar de seis a oito horas por dia e uma roupa intima confortável vai evitar assaduras ou queimaduras na pele. Ao final do dia é só lavar e pronto, para secar use a mesma técnica das meias.
- Casaco: o casaco é sempre bem-vindo pela manhã e no final do dia, é quando a temperatura e o corpo estão frios. Durante a caminhada você vai perceber que vai ser um coloca e tira casaco dos diabos. Mesmo nos dias quentes e ensolarados o casaco é usado e o tempo é sempre diferente nas províncias da Espanha.
- kit de higiene pessoal: toalha de banho de alta absorção, escova e pasta de dente, fio dental, pente de cabelo, cortador de unha, barbeador, desodorante, shampoo e sabonete líquido.
- Kit de primeiros socorros: gaze, fita microporo, compeed, betadine, ibuprofeno, repelente alfinete, agulha e linha.
Todos os itens que compõe esta lista podem ser adquiridos em lojas especializadas, mais facilmente se encontra nas lojas da Decathlon, presente em algumas cidades do Brasil e da Europa.
Os equipamentos e roupas listadas são as que precisará, é claro que você pode adicionar ou retirar algo, mas essa é a lista básica.
- Roupas confortáveis de preferência dry fit
- 4 camisetas, 2 bermudas e 2 calças de trekking
- Agasalho especial em camadas
- 4 pares de meias de algodão para trekking
- 4 roupas íntimas
- Chapéu ou boné
- Capa de chuva
- Lanterna pequena
- Protetor solar
- Traje de banho
- Máquina fotográfica
- Tênis ou bota especial para trekking
- Par de papete especial para trekking ou havaianas
- óculos escuro
- Cantil para água
- Escova de dente, pasta, pente, sabonete e desodorante
- Toalha de banho de alta absorção
- Medicamentos de uso pessoal
- Sacos de plástico para acomodar a roupa seca e limpa
- Saco de dormir - Temperatura mais baixa é de 5°
- Protetor auricular
- Diário e caneta
Uma dica muito importante sobre a mochila é o cuidado que se deve ter ao parar nos locais de descanso, albergues e bares, afivele as tiras de ajustes para evitar que outra pessoa pise nas presilhas.
Também tome cuidado ao parar pra descansar no campo, algum inseto pode invadir a sua mochila e infestar as suas roupas (Chinches), todo cuidado não é pouco!