Ao chegar a Praça del Obradoiro, em Compostela, é uma mistura de emoções que o peregrino sente.
É tamanha a satisfação do dever cumprido, que todo o cansaço acumulado é esquecido.
Alguns choram, outros ficam calados apenas contemplando a Catedral de Santiago e chega a hora de comemorar.
A distribuição generosa de abraços de confraternização entre os peregrinos segue por quase todo o dia.
Mas agora que o peregrino chegou a Catedral de Santiago, todos seguem para a Oficina do Peregrino para receber o certificado de sua peregrinação, "A Compostela ou Compostelana".
Escrita em
latim, em certos casos até o nome (não foi o meu caso), a Compostela certifica que o peregrino chegou ao túmulo do Apóstolo de São Tiago por motivos religiosos ou culturais.
Na Oficina do Peregrino será verificado se o peregrino reúne as condições para recebê-la, através da conferência dos carimbos da Credencial.
Todo o peregrino tem o direito a receber a Compostela se fizer os 100 últimos kilometros a pé ou a cavalo, ou 200 km de bicicleta.
Lembrando que a credencial do peregrino pode ser obtida em albergues e igrejas em todo o Caminho de Santiago.
"O capítulo desta Venerável Igreja Apostólica e Metropolitana Compostelana, guardião do selo do Altar do Bem-aventurado Apóstolo Thiago, que a todos os Fiéis e Peregrinos vindos de todo o Orbe terrestre, por sentimento de devoção ou por motivo de promessa, à morada de Nosso Apóstolo Patrono e Protetor dos Espanhóis, São Thiago, fornece autêntico certificado de visitação, a todos e a cada um que vier examinar esta presente, faz saber que ....................... visitou devotamente este sacratíssimo Templo por motivo de fé.
A ele confiro o presente documento como testemunho, munido do selo desta mesma Santa Igreja.
Data de Compostela, dia ... do mês de .... do ano do Senhor .... .
Secretário Capitular"
No selo do documento está escrito: "Selo do Capítulo de São Thiago de Compostella"
Após receber a Compostela, o peregrino pela tradição, deve seguir alguns ritos para que a Indulgência dada pela Igreja em Anos Jacobeus seja completada.
Como por exemplo; se confessar, rezar e comungar dentro de 15 dias a sua chegada a Catedral de Santiago de Compostela, de preferência ao assistir a missa do peregrino na Catedral.
De costume é realizada a Missa dos Peregrinos todos os dias às 12:00hs e as 19hs00, onde o celebrante cita a quantidade de peregrinos de cada país de origem.
Esse controle é feito através da Oficina do Peregrino, por isso é importante chegar em Compostela até às 11:30hs.
Alguns ritos que eram realizados anos atrás não são mais possíveis, como colocar a mão no Pórtico da Glória e bater três vezes a cabeça na estátua de Mestre Matheus.
E para outros como; dar o abraço na Estátua do Apóstolo e visitar a tumba onde se acredita estar os seus restos mortais, deve-se ter um pouco de paciência e aguardar que a fila ande.
As missas do peregrino realizadas aos domingos tinham uma outra atração bem especial, que era a do "Botafumeiro".
Na Idade Média o Botafumeiro era usado para disfarçar o mal cheiro que os peregrinos exalavam na Catedral de Santiago de Compostela na hora da missa.
Hoje em dia para ver o espetáculo do Botafumeiro só é possível em dias especiais de celebrações ou se houver um patrocinador para pagar os custos cobrados pela Igreja.
São muitos os motivos que levam um peregrino rumo à Santiago de Compostela e aos poucos as tradições religiosas vão se adaptando ao tempos modernos, deixando para trás toda a história que envolvia a peregrinação.