Dependendo de onde você irá partir para o Velho Continente a diferença entre os valores da passagem é enorme.
Recentemente fiz uma pesquisa de passagens aéreas e descobri que se eu for viajar no mesmo dia de cidades brasileiras diferentes, o preço da passagem pode duplicar na mesma companhia aérea.
Vôos que saem do Rio e São Paulo são mais baratos que os do Nordeste, dependendo da diferença fica mais em conta sair dessas cidades.
Dependendo da cidade na Europa escolhida para começar a sua peregrinação, é bom fazer uma pesquisa dos meios de transporte que irá utilizar.
Quem escolher Madri, poderá utilizar a rede ferroviária até as principais Cidades que compõe o trajeto do Caminho de Santiago.
Particularmente prefiro começar por Saint-Jean-Pied-de-Port na França. Chegando em Paris, compre uma passagem de trem na estação Gare d'Austerlitz (linha 5 e 10) para Bayonne, aproximadamente 66 euros, na estação de Bayonne compre uma passagem de ônibus para Saint-Jean-Pied-de-Port, 8,60 euros.
Tentei fazer a reserva pelo site da
SNCF que atende o trajeto, mas infelizmente não funcionou.
O sistema de transporte de Paris é todo interligado, o aeroporto é interligado com a rede de metrôs por trens RER e as 13 linhas de metrô fazem conexões em diferentes pontos.
Você encontra todos os mapas necessários de Paris na guia destinada a cidade aqui no site.
A vantagem de se viajar apenas com a mochila é justamente a facilidade de locomoção.
Viajando de metrô, trem e onibus é com a mochila leve, você não terá problemas e ainda de quebra pode pegar vôos de low coast para conhecer outros lugares depois da peregrinação.
A empresa aérea
Iberia dá 50% de desconto aos peregrinos que apresentam a Compostela, ou você pode comprar antecipado através do site da empresa com preços bem em conta.
Outra opção bastante funcional e elegante é o uso dos trens em sua viagem.
A cidade de Santiago de Compostela tem uma infra-estrutura de se fazer inveja, você tem disponível onibus, trens e avião para ir pra onde desejar.
Os trens possuem toda a mordomia e conforto que precisa, tem vagão restaurante, cabines para dormir e os preços bem acessíveis.