O Caminho de Santiago de Compostela foi denominado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993, e em 2004 o Conselho da Europa reafirmou seu valor ao proclamá-lo como “Grande Itinerário Cultural da Europa”.
Ao me aventurar pelo Caminho Francês de Santiago de Compostela pela primeira vez em 2010, eu pensava que havia apenas um caminho rumo à Catedral de Santiago e não tantos como descobri ao chegar lá, então tive que retornar mais de uma vez para tentar percorrer pelo menos os mais famosos!
Ao Caminhar pelos distintos tramos do Caminho de Santiago de Compostela, espalhados por toda a Europa, o peregrino tem a oportunidade cultural única de conhecer não só um pouco da história da Igreja Católica, como também um pouco da história da humanidade.
Além é claro de descobrir um pouco da culinária, do vinho, da cerveja, do hábito e cultura dos diferentes povoados percorridos e nos quilômetros trilhados, afinal, há muita diferença cultural nas regiões da Espanha, quiçá se o peregrino iniciar sua jornada em outro país, como Portugal ou França, quem sabe um pouco mais distante como Itália ou Alemanha.
O Caminho de Santiago de Compostela é famoso por seus contos, mitos, lendas, ruínas de Castelos medievais, Catedrais espalhados por todos os lugares, em pequenos ou grades cidades, tendo sido tema vários livros, poemas e pinturas. Há uma variedade de livros de autores brasileiros disponíveis mas livrarias e até na internet, o mais famoso é claro é o do Paulo Coelho.
Nenhuma montanha, paisagem, pôr-do-sol ou dia são iguais, a rotina diária pode ser até parecida... "Acordar, comer, caminhar e repetir!" - Isso estava escrito na camisa de alguns peregrinos, mas não é verdade, há muito mais, como; os encontros e reencontros de peregrinos; a alegria de compartilhar uma garrafa de vinho; as conversas entre peregrinos de nacionalidades diferentes onde o mais importante é a expressão facial e não a linguagem em sim, já que ambos falam em sua própria línga materna; sem falar nas refeições comunitárias onde a comida é compartilhada entre todos, como se fossem uma mesma família.
E apesar de que todos os peregrinos carregarem consigo sua própria mochila, é essa troca de experiências, o compartilhamento de suas histórias é o que vai enriquecer ainda mais a peregrinação pessoal de cada um, pois uma coisa que aprendemos no Caminho é que nunca caminhamos sozinho, sempre haverá um peregrino perguntando se está tudo bem com você!
O Caminho de Santiago de Compostela é composto por várias rotas e atravessa diversos países europeus, afunilando na França onde se tem quatro principais rotas e se encontrando em Puente la Reina, por essa razão o mais famoso e percorrido vem a ser o Caminho Francês.
- O Caminho Francês: com aproximadamente 820km desde Saint-Jean-Pied-de-Port, é o mais percorrido dentre todos, principalmente para quem quer ter o primeiro contato com o Caminho de Santiago, dessa forma possui uma infra-estrutura abundante e voltada para o peregrino em todo o trajeto.
- O Caminho Português: que muitos iniciam na Cidade do Porto, tem aproximadamente 250Km, é o segundo mais percorrido, tem estrutura de albergues satisfatória desde o Porto, além de três rotas distintas, Costa, Central e Interior. Também pode ser iniciado em Lisboa, tendo albergues a cada 20km, o que define bem as etapas até o Porto.
- O Caminho do Norte: percorre a Costa Norte da Espanha, possue aproximadamente 823km desde a Cidade de Irún, tem o nível de dificuldade um pouco mais elevada, pois o peregrino encara uma série de subidas diariamente, tendo como recompensa a beleza da Costa e belíssimos fins de tarde. Os albergues estão disponíveis no final de cada etapa, distantes no mínimo 25km.
- O Caminho Inglês: percorrido desde a Cidade de Ferrol ou La Coruña, tem aproximadamente 120Km, possue boa rede de albergues administrados pela Junta de Galícia, distantes 20km um do outro. É de dificuldade fácil, bem plano e com vários vilarejos de apoio. A paisagem mescla o mar com o rural e chega em Santiago pela parte mais movimentada da cidade. Boa alternativa para o peregrino que não tem muito tempo disponível, pois pode ser feito em quatro dias facilmente!
- O Caminho Primitivo: um dos preferidos dos peregrinos mais experientes, possue 320km desde Oviedo. Nível de dificuldade acentuado, principalmente se for trafegado a Rota dos Hospitais, onde o tempo muda radicalmente e muito rápido. A paisagem é de montanha e literalmente é de tirar o fôlego, mais com certeza é uma das melhores rotas a ser elegida para se caminhar rumo à Santiago de Compostela!
- O Caminho de Finisterra: com apenas 100km desde Santiago, é uma continuação do Caminho de Santiago de Compostela e realizado pelos peregrinos que querem encerrar a sua peregrinação junto ao mar para cumprir alguns rituais jacobeus ou simplesmente relaxar um pouco, comer uma mariscada e ver o mais belo pôr-do-sol da Espanha!
- A Via de la Plata: com 26 etapas e 720km até a cidade de Astorga, onde se encontra com o Caminho Francês, esse é um dos trajetos mais longos e mais antigo das rotas romanas que seguem rumo à Santiago de Compostela. o Nível de dificuldade é médio por causa da distância percorrida por etapas, média de 30km. Não é recomendada no verão, pois o calor chega a 45º facilmentee não há muitas fontes de água disponíveis, devendo o peregrino carregar 2lt de água no mínimo. Os albergues definem as etapas e que podem chegar a 45km de distância caso um esteja fechado, deve-se ficar atento as informações nos albergues.
Após realizar a minha primeira peregrinação à Santiago de Compostela pelo Caminho Francês em 2010, decidi fazer este site, onde coloquei algumas experiências adquiridas em minhas peregrinações e viagens, para ajudar o máximo ao futuro peregrino. Todas as informações aqui disponíveis foram coletadas e são de minha responsabilidade, podendo sofrer alguma modificação pelo dinamismo e mudanças que o Caminho de Santiago de Compostela sofre a cada dia.
Aqui você encontrará informações detalhadas das etapas de cada Caminho que realizei, com mapas, descrição da altitude das etapa, relação de albergues e pontos de interesse de visitação para o peregrino, além é claro de muitas fotos. Esse site ficará disponível até o final do ano Jacobeu de 2021 e é mantido pelas minhas própias ecônomias, caso queira nos ajudar, faça uma doação pelo PagSeguro, assim poderemos prolongar o seu funcinamento.
Também deixo algumas dicas aos viajantes e mochileiros das cidades as quais visitei nesses anos, tanto na Europa, Brasil e Oriente Médio, com dicas de hospedagens, mapas das Cidades e indicação de pontos turísticos que visitei ou pelo menos vi de fora, afinal nem sempre sobra pra visitar todos os lugares maravilhosos que existem por esse mundão!
Agora também disponível aqui no site, reserva de hospedagens e venda de passagens aéreas, então se você gostou de nossas dicas e pensa em viajar, compre aqui conosco, pois assim você estará nos ajudando a manter o site também!
Então é isso, desejo a todos um Buen Camino, uma boa leitura e boa viagem!