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Dicas Bicigrinos

Uma dos meios de se realizar a peregrinação à Santiago de Compostela é através de bicicleta. Muitas pessoas escolhem este meio de transporte e se tornam bicigrinos.


Caminho de Santiago de Bike!


Acredito que uma Bike bem equipada e moderna, preparada pra terrenos bem rústicos e pedregosos, com subidas e descidas íngremes e bastante perigo é o principal.


A primeira vista, imagina-se ser muito fácil fazer o Caminho de Santiago com a magrela, pois um ciclista chega a fazer de 100 a 120 Kms em um dia e pode facilmente fazer todo o percurso de 7 a 10 dias.


Mas nem tudo são flores pelo Caminho de Santiago, muitas cruzes nas estradas marcam os locais de acidentes de bicigrinos, geralmente atropelado.


Na Espanha é recomendado andar sempre pela direita nas carreteiras (auto estrada) e terminantemente proibido percorrer as Nacionais de bicicleta, apenas o uso das carreteras secundárias.


Uma outra dificuldade que o bicigrino encontra é na hora do descanso, isso por que os albergues de peregrinos só começam a recebê-los a partir da 20:00hs, dando prioridade aos peregrinos que chegam a pé.


é claro que existem a rede de hotéis e pousadas que não seguem essa regra, podendo assim facilmente encontrar acomodações adequadas e confortáveis.


O bicigrino também pode carregar consigo uma barraca pequena de camping em seu alforje, podendo optar pelos diversos campings disponíveis, sem depender tanto dos albergues.


O importante é se você escolher fazer o Caminho de Santiago de bicicleta, não pense que será assim tão fácil. Faça um treinamento pesado antes de ir, pois geralmente o peso extra que o bicigrino carrega é bem maior que os peregrinos.


Leve todo o equipamento necessário pra fazer a manutenção e pequenos reparos na bike e siga as recomendações dos guias, pois nem sempre a trilha a pé é recomendada para as magrelas.


Caminho de Santiago de Bike!


Transportando a Bike

As condições de transporte de bicicletas pelas principais companhias aéreas que partem do Brasil para a Europa, seguem basicamente as normas da ANAC.


De acordo com a ANAC, os passageiros de vôos provenientes do Brasil e com passagens compradas no país, poderão transportar uma bicicleta sem motor, desde que esta esteja devidamente embalada.


Os pedais deverão ser removidos e o guidon virado a 90º em relação à sua posição normal, no âmbito da sua bagagem com dimensões limitadas a 158 cm ou 62 polegadas.


Recomenda-se que a bicicleta seja revestida em celofane ou similar e acondicionado numa caixa de papelão para que seja despachada e colocada no compartimento de bagagens.


O equipamento pode ser incluído na bagagem gratuíta transportada no porão, desde que esteja dentro dos limites de peso e dimensões permitidos: 23 kg / 32 kg e 158 cm.


Também é recomendável entrar em contato com a Companhia Aérea para verificar a disponibilidade do serviço ou informações especias, como aquisição de embalagem especial para o transporte e taxas especias.


Tire todas as dúvidas com o atendente ao comprar o seu bilhete aéreo, verifique principalmente se há taxas ou impostos de acordo com a legislação de cada pais, inclusive nas escalas entre estes.


Caminho de Santiago de Bike!


Logística pela Europa

Transportar a bicicleta para o ponto de partida da peregrinação do bicigrino pode ser complicado ou não.


Isso por que transportar a bicicleta entre Portugal e a Espanha só é possível 3 bikes por trem ou viagem no lado espanhol. Caso esteja em grupo a coisa complica um pouco.


Vai depender da disponibilidade de vagas para as magrelas no trem espanhol. Assim recomenda-se que os bilhetes sejam comprados antecipadamente e informe a RENFE sobre as bikes.


É possível pedir autorização à RENFE na Espanha para viagem de grupos de ciclistas, a qual é concedida por escrito uma autorização para o embarque. Verifique as regras de transporte no site da RENFE e saiba mais.


Em Portugal, não há informação de limite de magrelas por viagem, então acredita-se que em terras lusitanas o bicigrino não terá problema em embarcar a sua bike. Verifique as regras de transporte no site da Comboios Portugal e saiba mais.


Na França também não há nenhum impencilho para se viajar com a sua bicicleta, por sinal os franceses são os que mais incentivam o uso da bike. Verifique as regras de transporte no site da SNFC e saiba mais.


Em Pamplona é possível de viajar de táxi até Saint-Jean-Pied-de-Port, veja mais informações no site na empresa Táxi Pamplona sobre o serviço.


Também é possível contratar transporte que vá buscar desde Santiago de Compostela a locais como o Porto e Madri, além de prover outros serviços ao bicigrino, como acompanhamento em todas as etapas. Mais informações no site Ciclismo na Espanha


Caminho de Santiago de Bike!


Enviando a bike para o Brasil

As agências dos Correios na Espanha disponibilizam um serviço de envio de paquetes (caixas) especiais para peregrinos, com valores mais baratos.


É possível enviar a bicicleta numa dessas caixas para o Brasil. Na Oficina de Correos em Santiago de Compostela, situada muito próxima a Catedral, o bicigrino pode adiquirir a paquete especial para bicicletas e preparar a sua bike para o envio.


Para isso, deve-se retirar os pedais, esvaziar os pneus, colocar o guidon em 90°, retirar o selim, etc. O custo médio do serviço fica em 170€. Maiores informações no site dos Correos Espanha.



Comprando uma magrela na Europa

Comprar uma bike na Espanha ou Portugal para fazer o Caminho de Santiago pode ser uma boa idéia.


Isso por que o custo pode ser bem razoável e o envio para o Brasil não é tão complicado como já explicamos anteriormente. Agora fica para o bicigrino decidir se realmente vale à pena.


Pesquise antes no site da Decathlon os preços das bikes e dos acessórios necessários para fazer a sua peregrinação.



Etapas sugeridas no Caminho Francês


Rota do Caminho Francês


Então é isso, muito cuidado e atenção nas estradas e não se esqueça de parar de vez em quando para ver as maravilhas que o Caminho de Santiago oferece e sebo nas canelas!















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