Uma dos meios de se realizar a peregrinação à Santiago de Compostela é através de bicicleta. Muitas pessoas escolhem este meio de transporte e se tornam bicigrinos.
Acredito que uma Bike bem equipada e moderna, preparada pra terrenos bem rústicos e pedregosos, com subidas e descidas íngremes e bastante perigo é o principal.
A primeira vista, imagina-se ser muito fácil fazer o Caminho de Santiago com a magrela, pois um ciclista chega a fazer de 100 a 120 Kms em um dia e pode facilmente fazer todo o percurso de 7 a 10 dias.
Mas nem tudo são flores pelo Caminho de Santiago, muitas cruzes nas estradas marcam os locais de acidentes de bicigrinos, geralmente atropelado.
Na Espanha é recomendado andar sempre pela direita nas carreteiras (auto estrada) e terminantemente proibido percorrer as Nacionais de bicicleta, apenas o uso das carreteras secundárias.
Uma outra dificuldade que o bicigrino encontra é na hora do descanso, isso por que os albergues de peregrinos só começam a recebê-los a partir da 20:00hs, dando prioridade aos peregrinos que chegam a pé.
é claro que existem a rede de hotéis e pousadas que não seguem essa regra, podendo assim facilmente encontrar acomodações adequadas e confortáveis.
O bicigrino também pode carregar consigo uma barraca pequena de camping em seu alforje, podendo optar pelos diversos campings disponíveis, sem depender tanto dos albergues.
O importante é se você escolher fazer o Caminho de Santiago de bicicleta, não pense que será assim tão fácil. Faça um treinamento pesado antes de ir, pois geralmente o peso extra que o bicigrino carrega é bem maior que os peregrinos.
Leve todo o equipamento necessário pra fazer a manutenção e pequenos reparos na bike e siga as recomendações dos guias, pois nem sempre a trilha a pé é recomendada para as magrelas.
As condições de transporte de bicicletas pelas principais companhias aéreas que partem do Brasil para a Europa, seguem basicamente as normas da ANAC.
De acordo com a ANAC, os passageiros de vôos provenientes do Brasil e com passagens compradas no país, poderão transportar uma bicicleta sem motor, desde que esta esteja devidamente embalada.
Os pedais deverão ser removidos e o guidon virado a 90º em relação à sua posição normal, no âmbito da sua bagagem com dimensões limitadas a 158 cm ou 62 polegadas.
Recomenda-se que a bicicleta seja revestida em celofane ou similar e acondicionado numa caixa de papelão para que seja despachada e colocada no compartimento de bagagens.
O equipamento pode ser incluído na bagagem gratuíta transportada no porão, desde que esteja dentro dos limites de peso e dimensões permitidos: 23 kg / 32 kg e 158 cm.
Também é recomendável entrar em contato com a Companhia Aérea para verificar a disponibilidade do serviço ou informações especias, como aquisição de embalagem especial para o transporte e taxas especias.
Tire todas as dúvidas com o atendente ao comprar o seu bilhete aéreo, verifique principalmente se há taxas ou impostos de acordo com a legislação de cada pais, inclusive nas escalas entre estes.
Transportar a bicicleta para o ponto de partida da peregrinação do bicigrino pode ser complicado ou não.
Isso por que transportar a bicicleta entre Portugal e a Espanha só é possível 3 bikes por trem ou viagem no lado espanhol. Caso esteja em grupo a coisa complica um pouco.
Vai depender da disponibilidade de vagas para as magrelas no trem espanhol. Assim recomenda-se que os bilhetes sejam comprados antecipadamente e informe a RENFE sobre as bikes.
É possível pedir autorização à RENFE na Espanha para viagem de grupos de ciclistas, a qual é concedida por escrito uma autorização para o embarque. Verifique as regras de transporte no site da
RENFE e saiba mais.
Em Portugal, não há informação de limite de magrelas por viagem, então acredita-se que em terras lusitanas o bicigrino não terá problema em embarcar a sua bike. Verifique as regras de transporte no site da
Comboios Portugal e saiba mais.
Na França também não há nenhum impencilho para se viajar com a sua bicicleta, por sinal os franceses são os que mais incentivam o uso da bike. Verifique as regras de transporte no site da
SNFC e saiba mais.
Em Pamplona é possível de viajar de táxi até Saint-Jean-Pied-de-Port, veja mais informações no site na empresa
Táxi Pamplona sobre o serviço.
Também é possível contratar transporte que vá buscar desde Santiago de Compostela a locais como o Porto e Madri, além de prover outros serviços ao bicigrino, como acompanhamento em todas as etapas. Mais informações no site
Ciclismo na Espanha
As agências dos Correios na Espanha disponibilizam um serviço de envio de paquetes (caixas) especiais para peregrinos, com valores mais baratos.
É possível enviar a bicicleta numa dessas caixas para o Brasil. Na Oficina de Correos em Santiago de Compostela, situada muito próxima a Catedral, o bicigrino pode adiquirir a paquete especial para bicicletas e preparar a sua bike para o envio.
Para isso, deve-se retirar os pedais, esvaziar os pneus, colocar o guidon em 90°, retirar o selim, etc. O custo médio do serviço fica em 170€. Maiores informações no site dos
Correos Espanha.
Comprar uma bike na Espanha ou Portugal para fazer o Caminho de Santiago pode ser uma boa idéia.
Isso por que o custo pode ser bem razoável e o envio para o Brasil não é tão complicado como já explicamos anteriormente. Agora fica para o bicigrino decidir se realmente vale à pena.
Pesquise antes no site da
Decathlon os preços das bikes e dos acessórios necessários para fazer a sua peregrinação.
- 1º DIA: San Jean P. Port à Roncesvalles
- 2º DIA: Roncesvalles à Pamplona
- 3º DIA: Pamplona à Estela
- 4º DIA: Estela à Logronho
- 5º DIA: Logronho à San Domingos de La Calzada
- 6º DIA: San Domingos de La Calzada à Burgos
- 7º DIA: Burgos à Carrion de Los Condes
- 8º DIA: Carrion de Los Condes à Hospital de Orbigo
- 9º DIA: Hospital de Orbigo à Astorga
- 10º DIA: Astorga à Villa Franca Del Berzo
- 11º DIA: Villa Franca Del Berzo à Cebreiro
- 12º DIA: Cebreiro à Sarria
- 13º DIA: Sarria à Arzua
- 14º DIA: Arzua à Santiago de Compostela
Então é isso, muito cuidado e atenção nas estradas e não se esqueça de parar de vez em quando para ver as maravilhas que o Caminho de Santiago oferece e sebo nas canelas!