Item não só necessário como também de muita importancia.
A escolha de uma mochila muito grande pode gerar peso desnecessário nas costas, pois a tendência que temos é de carregar o máximo que ela pode suportar.
O ideal para se fazer o Caminho de Santiago é uma mochila média de 30 litros de volume, com apoios laterais e faixas de ajuste diversos.
Elas vem com vários bolsos internos, algumas com capa protetora, impermeabilidade, etc.
O importante é antes de comprá-la fazer o teste ergonômico para ver se acomodam bem as suas costas, afinal é na mochila que está todo o peso do Mundo e você descobrirá o porquê quando estiver caminhando.
Posso dizer que mais uma vez errei, nesse quesito quando fiz o meu primeiro Caminho rumo à Santiago de Compostela. Isso por que, simplesmente eu peguei uma antiga mochila do meu tempo de exército e enchi de roupas e utensílios diversos.
O peso total dela chegou a mais de 15 kg de tralhas, assim logo no primeiro dia de caminhada, deixei algumas coisas no albergue de Roncesvalles.
Fui me desfazendo de algumas peças de roupa até atingir o peso e número de peças ideal e recomendada para se fazer o Caminho. Afinal levei muita coisa desnecessária que não fizeram nenhuma falta.
Dessa maneira aprendi uma das principais lições do Caminho a do desapego e ainda fiquei famoso em fazer tantas doações pelo Caminho nos albergues.
- Roupas confortáveis de preferência dry fit
- 4 camisetas, 2 bermudas e 2 calças de trekking
- Agasalho especial em camadas
- 4 pares de meias de algodão para trekking
- 4 roupas íntimas
- Chapéu ou boné
- Capa de chuva
- Lanterna pequena
- Protetor solar
- Traje de banho
- Máquina fotográfica
- Tênis ou bota especial para trekking
- Par de papete especial para trekking ou havaianas
- óculos escuro
- Cantil para água
- Escova de dente, pasta, pente, sabonete e desodorante
- Toalha de banho de alta absorção
- Medicamentos de uso pessoal
- Sacos de plástico para acomodar a roupa seca e limpa
- Saco de dormir - Temperatura mais baixa é de 5°
- Protetor auricular
- Diário e caneta
Outra dica muito importante sobre a mochila é o cuidado que se deve ter ao parar nos locais de descanso, albergues e bares, afivele as tiras de ajustes para evitar que outra pessoa pise nas presilhas.
A quebra de uma dessas presilhas pode interferir no posicionamento da mochila ocasionando um desvio de postura na caminhada e até dores e lesões nas costas.