A riqueza de detalhes e estilos é tamanha, que tive que ficar mais alguns dias na cidade de Compostela e tentar conhecer o máximo que pude.
Ao chegar a Catedral de Santiago, o peregrino se depara com o Pórtico da Glória.
é uma representação da História da Salvação, onde estão esculpidos as principais passagens do Antigo e Novo Testamento.
No alto está Jesus Cristo, situado no centro, único mediado entre nós e o Pai, que dá passagem aos justos para formar parte da Glória Celestial.
Por debaixo do Senhor encontra-se o Apóstolo São Tiago, indicando-se assim que ele é receptor dos ensinamentos do Messias e também transmissor de sua mensagem.
Este é o significado que expressa o Pórtico, um apelo a abraçar de coração a fé cristã e deste apelo surge em cada um de nós uma resposta.
Para aqueles que responde com fé o mais adequado é a recitação do Credo. Como signo externo deste compromisso surgiu o costume de por a mão na coluna do Pórtico.
Outra manifestação do compromisso do peregrino é através do abraço a estátua do Apóstolo que preside desde do Altar Maior e a visita ao seu Túmulo, que se encontra debaixo do altar numa urna de prata.
Lá descansam os restos mortais do Apóstolo São Tiago, junto com os dois discípulos São Atanasio e São Teodoro.
é o local ideal para um momento de oração pessoal perante um dos discípulos prediletos do Senhor e meditar sobre a melhor maneira de seguir Jesus Cristo e a sua própria vida.
Todos os dias, das 09h00 as 14h00 e das 16h00 as 20h30, pode-se dar o abraço ao Apóstolo e venerar as suas relíquias.
Fonte: A visita a Catedral de Santiago. Oficina do Peregrino.
Quer realizar uma visita virtual pela Catedral de Santiago de Compostela?
O aplicativo no site:
Turgalicia te dá essa possibilidade!