Muitos peregrinos decidem passar mais um dia em Burgos, na intenção de conhecer os detalhes dessa maravilhosa cidade, resolver pendências ou fazer compras.
Como os "Correos" só abrem após às 08hs30 e o comércio após à 09hs00, não adianta se estressar.
A permanência no albergue municipal é até às 08hs00, então se tiver que resolver algo em Burgos aproveite a infra-estrutura disponível como a internet.
A jornada de hoje até Hontanas é um pouco comprida, mas como muitos peregrinos encerram a etapa em Hornillos del Camino, não precisa se preocupar em encontrar uma cama em Hontanas, pois lá são dois albergues com noventa camas disponíveis.
As setas amarelas seguem entre as ruas movimentadas de Burgos até as antigas muralhas que cercam a cidade, onde se encontram novamente com o Rio Arlanzón.
O Caminho de Santiago segue sobre a proteção e sombra de frondosas árvores e na companhia de estátuas de bronze em homenagem aos peregrinos.
Nos limites da cidade o Caminho segue por uma estrada de terra. A partir deste ponto a paisagem muda completamente até Tardajos. As setas amarelas, o sol e a carretera serão os companheiros de caminhada até lá.
Em Tardajos terá cumprido 1/3 da etapa e que normalmente leva duas horas e meia de caminhada.
Aproveite a infra-estrutura do vilarejo, que dispõe de Albergues, Bar, mercadinho, farmácia e caixa eletrônico, para suprir alguma necessidade esquecida em Burgos.
Não esqueça de reabastecer a água do seu cantil, pois daqui pra frente o calor da meseta se fará presente.
A principal característica da meseta é por ser constituída por longas estradas retas, com plantações de cereais de ambos os lados.
Dependendo da estação do ano, principalmente no verão, o calor que emana desses campos é insuportável e a paisagem é impressionante.
Ao chegar em Hornillos del Camino, 2/3 da etapa foram percorridos. Aproveite para se recuperar e partir para a última parte da etapa.
Passeando pela rua principal do vilarejo, pode ser que reconheça o painel impressionante, disposto no 1° piso do albergue municipal de Burgos.
Hornillos del Camino possui um albergue municipal com 32 camas disponíveis, mas que no verão, onde a temporada tem maior movimento, são disponibilizados espaço no centro esportivo da pequena cidade.
Caso chegue em horário tardio, procure o hospitaleiro municipal para receber alguma orientação sobre onde se hospedar.
Para aquele que decidir prosseguir até Hontanas, tenha certeza que seu cantil está abastecido, pois os próximos dez quilômetros são de poucos recursos e ficar sem água no meio da meseta não é nada agradável.
Ao retornar ao Caminho Francês, o peregrino se depara com a mesma paisagem anterior a Hornillos del Camino, a interminável plantação de cereais.
Após 5 quilômetros de Hornillos, o peregrino se depara com uma cruz de Santiago e a indicação do albergue de San-Bol.
O albergue é simples, mas conta com o encanto natural do Caminho de Santiago, com 12 camas e com ceia comunitária servida às 19hs00. Está aberto apenas na alta temporada, de 01 de abril à meados de outubro.
Mais cinco quilômetros adiante, Hontanas surge quase como mágica no meio do vale. A vista é impressionante, talvez com o cansaço fique ainda mais bonita.
Hontanas conta com dois albergues e algumas Casas Rurais para hospedagem, além de bar, restaurante e um pequeno mercado com poucas opções de mantimentos.
O albergue municipal dispõe de cozinha bem equipada, onde se pode preparar uma boa refeição.
O vilarejo é tranquilo e de posição privilegiada, ideal para admirar o céu estrelado do campo.