Santiago de Compostela está a 205 Kms de Ponferrada, o que dá uma média de 30 Kms de caminhada por dia.
O destino dessa etapa é o vilarejo de Villafrance del Bierzo, local onde o peregrino poderá se preparar para a subida ao “El Cebreiro”.
As setas amarelas seguem em direção aos arredores de Ponferrada, atravessando toda a parte histórica até chegar aos bairros residênciais em sua cercania.
Passando os conjuntos de prédios, com seu pequeno shopping center e o distrito policial o peregrino já se encontra no limite de Ponferrada.
Pegando a carretera, o Caminho segue pelo vilarejo de Compostilla, onde se encontra um pequeno posto da Cruz Vermelha espanhola.
Passando pela plaza del ayutamiento, se chega a pequena ermita de Nossa Senhora de Compostilla, em estilo neoromânico.
A estrada segue entre pequenas plantações, onde famílias inteiras trabalham em regime de multirão, principalmente no cultivo de uvas e azeitonas, comuns dessa região.
A Igreja de San Esteban, situada na entrada do vilarejo de Columbrianos e um pouco afastada do centro é de 1778.
No pequeno vilarejo, encontra-se o primeiro bar do dia, além de mercado e farmácia.
Aproveitando a oportunidade, uma pequena parada para desayuno pode ser uma boa opção, pois o bar fica próximo a Ermita de San Blas e San Roque, que pode e deve ser visitada pela beleza de suas relíquias.
O aumento do número de caminhantes é visível no verão. Grupos de jovens em férias escolares, partem em sua primeira peregrinação rumo à Santiago e seguem em procissão pela estrada em marcha acelerada.
Os anciãos dos vilarejos sempre bem humorados, ficam atentos a movimentação dos passantes, desejando a todos os peregrinos um “Bom Caminho” com muita simpatia e com sorriso estambado no rosto.
Seguindo adiante, um Cruzeiro Jacobeu com a figura de Santiago num dos lados e de Jesus crucificado no outro, dá boas vindas em Fuente Nuevas.
Nessa localidade é possível encontrar bares, restaurante, farmácia, consultório médico, mercado e fonte de água potável para recarregar o cantil.
Próximo ao bar da Calle Valiña, o peregrino pode visitar a Ermita del Divino Cristo e selar a Credencial de Peregrino.
Muitos peregrinos aproveitam a proximidade do bar da Ermita e acabam descansando um pouco por ali.
As setas amarelas agora seguem em direção ao vilarejo de Camponaraya, distante apenas 2,5 Kms ou vinte minutos de caminhada, onde se pode encontrar bares, mercado, farmácia e caixa eletrônico.
No centro do vilarejo se encontra a Igreja Paroquial de San Ildefonso e a capela da Virgen de la Soledad.
Nos arredores de Camponaraya, o peregrino encontra uma Cooperativa de Vinhos, onde é possível degustar do bom vinho da região ou parar na área de descanso próxima a mesma.
De volta a estrada e seis quilômetros adiante, chega-se ao povoado de Cacabelos.
A cidade dispõe de albergue municipal com 70 camas próximo ao Santuário de la Quinta Angustia e todos os serviços.
Também em Cacabelos é possível visitar a Ermita de San Roque, a Igreja de la Plaza e o Museu arqueológico.
Seguindo a carretera por mais quarenta minutos se chega ao povoado de Pieros, que conta com albergue e bar.
A Igreja românica de San Martín, séc. XI, foi consagrada pelo Bispo de Astorga Osmundo, o mesmo que mandou construir em 1082 a Igreja e a ponte reforçada de ferro (Pons Ferrada) em Ponferrada.
O Caminho até a cidade de Villafranca del Bierzo alterna entre pequenas estradas rurais e o acostamento da carretera local, onde é possível encontrar uma ou outra cerejeira que no início do verão ficam abarrotadas de frutas prontas para serem colhidas e degustadas pelos caminhantes e peregrinos.
Após seis quilômetros de Pieros, chega-se aos arredores de Villafranca del Bierzo, com o albergue municipal e a Igreja de Santiago dando às boas vindas.
A cidade conta com boa infra-estrutura e ver o tempo passar na Plaza Mayor de Villafranca é muito reconfortante e prazeroso.