Partindo de Logroño, o Caminho de Santiago segue pelas ruas do centro da cidade.
Aproveite a oportunidade para comprar algo para comer na caminhada ou utilizar o caixa eletrônico.
Passando pela Igreja de Santiago, que se encontra na praça de mesmo nome, além de visitá-la, o peregrino pode carimbar a sua credencial ou adquirir uma nova. A Igreja ainda possui um albergue disponível aos peregrinos.
Chegando ao parque San Miguel, as setas amarelas seguem, entre bosques e jardins, pelo passeio de pedestres chamado de Via Verde até o parque de la Grajera.
O entorno do parque é cheio de áreas desportivas e de lazer para as crianças, jovens e adultos.
No verão é bastante frequentado pelos moradores de Logroño, que podem pescar, caminhar, realizar piqueniques com toda a família ou simplesmente descansar.
Se tiver sorte, no final do parque, você pode encontrar montada a Ermita del Peregrino Passante, Marcelino Lobato, mais um dos personagens do Caminho de Santiago.
Marcelino é um dos peregrinos mais conhecidos no Caminho de Santiago, é possível ver uma foto sua em quase todos os bares e restaurantes do Caminho Francês.
Quando não está peregrinando, monta a sua ermita em algum ponto do Caminho e distribui bastões, frutas e selo nas credenciais dos peregrinos que passam por ali. Uma fonte viva de conhecimento jacobeu.
As setas amarelas seguem por uma trilha asfaltada, ladeada por tela de arame e vigiada pela imagem de um touro negro ao fundo.
A trilha vai margeando a carretera e a tela de arame vai sendo ornamentada de cruzes deixadas pelos peregrinos que seguem pra Santiago.
Ao cruzar a carretera, o peregrino se depara com as ruínas do antigo hospital de San Juan de Acre, séc. XII, na entrada da pequena cidade de Navarrete.
Navarrete dispõe de alberrgue, bares, restaurantes e todos os serviços necessários. Aproveite a parada e visite a Igreja de N. Sa. de Assunção que é muito bonita.
Após o merecido descanso, depois de três horas de caminhada, o Caminho Francês segue em direção a Ventosa, próximo local de descanso.
Ao passar pelo antigo cemitério, note que o grande portal de entrada e as janelas foram as que pertenceram ao hospital de San Juan Acre, na entrada de Navarrete.
Seguindo entre vinhedos, oliveiras, árvores frutíferas e pomares privados até a Cooperativa de Vinicultores de Sotés, o Caminho nos apresenta duas opções.
Desvio a esquerda até Sotés onde tem-se opção de hospedagem, farmácia e bar. Ou segue-se reto margeando a carretera em direção a Ventosa, que também dispõe de albergue e bares diversos.
Seguindo em direção a Ventosa através de trilha argilosa, chega-se a Igreja de São Saturnino, séc. XVII.
Aproveite para uma pequena parada de descanso, reponha as energias para os últimos 10 quilômetros dessa etapa até Nájera.
O Caminho Francês agora segue por uma trilha pedregosa até o alto de Santo Antonio, uma subida fácil e curta.
No ponto mais alto é possível ver todo o vale de Najerilla e a cidade de Nájera.
Após dois quilômetros atravessando o centro urbano de Nájera, deve-se pegar à esquerda após a ponte sobre o rio Najerilla e seguir pelo passeio às suas margens para chegar ao albergue da AACS de Nájera.
O albergue dispõe de todos os serviços para peregrinos, inclusive cuidados especiais para “bolhas” e funciona através de donativos.
Vale a visita ao monastério de Santa Maria la Real, séc. XI, que possui três naves góticas do séc. XV, coro do séc. XVI e tumbas dos reis de Navarra, Castilla e León.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Abraços a todos e Buen Camino!