Petrópolis possui O clima ameno, com construções históricas e abundante Mata Atlântica ao seu redor, tornando-se um dos grandes atrativos turísticos da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Com um movimentado comércio de roupas e serviços diversos, além de produção agropecuária, com destaque para a fruticultura, e industrial.
A cidade atrai milhares de turistas o ano inteiro.
Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, é constantemente chamada de Cidade Imperial, ou Cidade de Pedro.
Petrópolis é um notável exemplo dos esforços de imigração europeia para o Brasil no Segundo Reinado, é tida como a segunda cidade projetada do Brasil.
É composta de um núcleo urbano - a cidade, hoje o Centro, onde se concentravam o palácio imperial, prédios públicos, comércio e serviços.
O Centro seria rodeado por "quarteirões imperiais", que receberam famílias de agricultores, principalmente alemãs, que hoje compõem bairros do primeiro distrito.
Outros estrangeiros, como açorianos e, posteriormente, italianos, viriam somar-se ao contingente de imigrantes, sobretudo para trabalhar nas indústrias de tecidos e comércio.
Petrópolis possui um conjunto arquitetônico sem igual, do qual o símbolo mais conhecido é o Palácio Imperial, hoje Museu Imperial.
O palácio é a principal construção do chamado "centro histórico", onde se destaca a Avenida Koeler, ladeada por casarões e palacetes do século XIX.
A via é perpendicular à fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara e, no outro sentido, à praça Ruy Barbosa e à fachada da Universidade Católica - constituindo-se, assim, em um dos mais belos cenários da cidade.
No chamado "centro histórico" encontram-se também construções curiosas como: a casa de verão de Santos Dumont, o palácio de Cristal, o palácio Amarelo, o palácio Rio Negro, palácio Sergio Fadel, e construções curiosas, como o "Castelinho" do auto-denominado "Duque de Belfort".
Essa página ainda está em processo de finalização, continuarei a sua formatação mais tarde. Enquanto isso, confira a seção sobre o Caminho de Santiago que está quase completo. Obrigado!