Jericoacoara é uma praia cearense que fica, aproximadamente, a 300 km da capital, Fortaleza, acesso pelas rodovias: BR-222, BR-402, CE-085 e CE-179.
Até o ano de 1985, o lugar era apenas uma isolada aldeia de pescadores, escondida entre imensas e móveis dunas. Daí então o turismo foi descoberto.
Com cenários esplêndidos, este vilarejo é cavado entre enormes dunas e o mar.
É um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular.
A Pedra Furada, uma das maiores atrações da vila de Jericoacoara, é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza.
No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo "dentro" do buraco da pedra.
A Lagoa de Jijoca, é formada pelo barramento das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, que acontece devido da migração de dunas móveis na planície costeira.
É a fonte de renda para muitos moradores e uma atração natural bem visitada.
A duna mais próxima da vila é ritualisticamente ocupada pelos turistas para assistir ao pôr-do-sol, devido a sua grande altura e posição privilegiada frente ao mar.
Ao redor da vila enormes dunas surgem e desaparecem com a constante ação do vento, popularizando o sandboard na região.
Jericoacoara conta com praias de enseada e mar calmo, de mar aberto e ondas grandes (quase propícias ao surfe) e praias rochosas.
O windsurf encontra grande apelo nessas praias cuja maior extensão é de águas calmas e vento forte.
Fonte: Wikipedia
Essa página ainda está em processo de finalização, continuarei a sua formatação mais tarde. Enquanto isso, confira a seção sobre o Caminho de Santiago que está quase completo. Obrigado!