A segunda etapa tem pontos distintos de partida, se o peregrino tiver pernoitado em Uíla, terá que descer a colina e atravessar toda a orla de San Sebastian.
Por um lado é interessante, pois o peregrino poderá tomar café da manhã com a vista para o mar, por outro, terá que percorrer uns quatro quilômetros logo pela manhã, só para sair da cidade.
Para aqueles que escolherem pernoitar no albergue La Sirena, terá que tomar o café da manhã no albergue, pois a partir dali não haverá mais opções de bares ou restaurantes até a cidade de Orio, uns quinze quilômetros de caminhada.
Tirando esse pequeno detalhe passamos para o recorrido que passa do mar para a montanha num piscar de olhos e segue assim pelos próximos 15 quilômetros, então tome aquele café da manhã bem reforçado, por que a etapa promete.
Para o peregrino que pernoitar em La Sirena, já começa caminhando com os olhos mirando para o final da ladeira, são 2.5km de subida até atingir os 200 metros de altitude.
Pode paracer pouco, mas com o peso da mochila, acaba sendo desgastante. O jeito é respirar e subir devagar, afinal, não estamos numa maratona.
Após a subida, seguimos mais 2.5km em Caminho plano até começarmos de novo a subir até atingirmos o ponto alto da etapa de 300 metros de altitude, para depois seguirmos mais 5km de descida até Orio, seguindo para os 5km finais até Zarautz.
Você deve estar se perguntando se quero espantá-lo, mas essa informação é muito importante para o preparo do peregrino para esta etapa.
Sugiro que dê uma olhada no infográfico da etapa na parte inferior antes de prosseguir e abasteça a mochila com comida e água.
Agora vou falar da parte boa da etapa que é a vista do mar da baía de Biscaia sob a montanha. É mar à perder de vista.
Após caminhar uns 5km, chega-se ao assador de Nikolas, onde é possível da uma parada de descanso, tomar algo gelado e almoçar.
Para os curiosos e aventureiros, ali próximo se encontra uma trilha que leva até a praia de Agiti Bidea. Praia com acesso somente na maré baixa, muitas pedras e mergulho não recomendado, mas com uma beleza que atrai muita gente para tirar fotos.
Ainda caminhando na parte alta do monte, pode-se ver o movimento da carreteira AP-8 de um lado e o mar do outro, é assim até chegar o ponto de descida rumo a Orio.
Antes de chegar a cidade cruzamos por baixo da AP-8 e chegamos a Ermita de San Martín, a 200 metros à frente se encontra o Albergue de Peregrinos de mesmo nome.
Até aqui, podem ter sido 15km para uns ou mais para outros, mas o que conta é o cansaço.
Como esta é segunda etapa do Caminho do Norte e como ainda estamos nos acostumando a rotina de caminhar, pode ser que este seja um bom lugar para encerrar a etapa.
Há um restaurante próximo e a cidade não está muito longe, então, sugiro que antes de prosseguir para os próximos 5km verifique a sua situação, ou pelo menos descanse.
É certo que a próxima hora de caminha será bem tranquila. O Caminho do Norte segue atravessando o estuário de Orio, com um bonita vista dos barcos pesqueiros atracados e segue para a praia de Oribazar.
Não se espante se avistar algum banhista sem roupa, pois esta praia é muito frequentada por naturalistas.
Agora chegamos aos últimos quilômetros da etapa, seguindo uma pequena subida até chegar a entrada do Camping de Zarautz, local onde se tem reservado algumas camas para os peregrinos e uma bela vista da praia de Zarautz.
Em 2012 tive a oportunidade de pernoitar por ali e as acomodações estavam bem satistatórias. Era o mês de Outrubro e o albergue da associação já se encontrava fechado.
Então, antes de seguir para a cidade, verifique a disponibilidade de camas nos albergues listados abaixo ou faça a reserva antecipadamente para não ter problemas para o seu descanso.
Infelizmente, o Caminho do Norte não possui ainda tanta estrutura quanto esperamos, mas como peregrinos, sempre encontramos uma solução para os problemas assim que eles surgem.
Se tudo estiver resolvido a descida até a cidade de Zarautz é tranquila e a cidade possui uma beleza bem agradável.
É claro que se você tiver a oportunidade de tomar um banho de mar, não pense duas vezes, deixe a mochila no albergue e corra para a praia, pois uma oportunidade como essa não é sempre!
Por mais, a cidade de Zarautz oferece todos os tipos de serviços para o peregrino, pois é uma das cidades bascas mais frequentadas por turistas nos meses de férias.
Para quem desejar enviar o peso excedente para a Oficina dos Correios de Santiago, pode fazer isso na agência da cidade.
Assim, terminamos mais uma etapa, cansados, mais felizes. Desfrute o descanso e aproveite os encantos de Zarautz.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Se gostou do que leu não se esqueça de dar um like!
Próxima etapa de Zarautz à Deba.