Esta é mais uma daquelas etapas consideradas longas, mas que dependendo das condições físicas do peregrino, poderá ser feita em duas etapas, já que as opções de hospedagem é bem generosa.
Olhando o mapa acima é possível verificar as localidades onde se encontram os albergues exclusivos de peregrinos, que são dois em Piñeres de Pría, distante a vinte quilometros de Llanes.
Já em Ribadesella o peregrino encontrará uma cama no Albergue juvenil Roberto Frasinelli com valores aplicados a turistas.
Então vale a pena verificar as opções de hospedagem antes de iniciar a sua caminhada, pois existe a sugestão de caminhar mais três quilometros até San Esteben de Lece, local onde há albergue exclusivo para peregrinos a donativo.
Dessa forma a etapa ficaria com trinta e quatro quilometros de Llanes a San Esteban, de albergue a albergue, podendo ser feita em duas etapas perfeitamente.
Avaliando as opções e colocando o pé na estrada, o peregrino deixa Llanes pelo acostamento da AS-263 em direção à Pòo de Llanes, localidade com bastante oferta de hospedagem turística.
Desde aí começa a Senda Costeira, que direciona o caminhante para as beleza da costa asturiana, com suas praias e encostas de tirar o fôlego.
A paisagem reveza entre a beleza das praias com a beleza dos campos, levando o peregrino sempre para perto de um povoado com suas Igrejas e posteriomente para a sua praia.
Fazendo com que o caminhante chegue facilmente em Celorio, localidade onde se econtra o Monastério de San Salvador, a quase cinco quilometros de distância de Llanes.
Seguindo adiante, a paisagem continua seguindo a mesma receita, até que a visão da Igreja de Nossa Senhora das Dores na localidade de Barro captura os olhos do viajante.
A Paróquia está fincada na enseada formada pela "Ría de Barro" e que na maré cheia proporciona uma das mais belas paisagens da etapa, antes o peregrino passa em frente pela capela das Almas, séc. XII e que muitas vezes é ignorada.
O caminho segue agora em direção a praia de San Antolín onde o Monastério de mesmo nome dá as boas vindas aos passantes.
Ao atravessar a carreteira A-8, as setas amarelas seguem para Villahormes, localidade com albergue turístico e grande oferta de restaurantes, um convite ao descanso.
A trilha segue agora em direção a Villa Nueva, 16 km desde Llanes, localidade onde se encontra a Paróquia de San Luis Gonzaga com seu brasão imponente de São Jorge, cravado em sua fachada.
Para aqueles que planejarem ficar em Piñeres de Pría, 2 km à frente, devem comprar suprimentos em Nueva, pois não há opção de compras por lá.
Em Piñeres de Pría o peregrino já terá caminhado dezoito quilometros da etapa e como a localidade possui dois albergues destinados exclusivamente para peregrinos, vale à pena pensar a respeito de parar por ali.
Para os que seguirem adiante, também é possível encontrar hospedagem exclusiva para peregrinos em Cuerres, dois quilometros de Piñeres.
Partindo agora para o último trecho da etapa, o Caminho do Norte segue quase que em linha reta até as imediações de Ribadesella, numa trilha que segue praticamente em paralelo a AS-263.
A cidade dá as boas vindas aos peregrinos com a vista de sua bela enseada, com seus barcos atracados no seu portuário.
Antes de atravessaar a ponte e se dirigir até o albergue juvenil, é recomendável dar uma passadinha na Oficina de Turismo para pegar as opções de visitas à cidade.
Além do que a Igreja de Santa Maria de Madalena com seu Cristo Redentor fica ali por perto. Outra visita interessante, é conhecer a "Ermita de la Virgen de la Guía" na "Punta del Caballo".
Ao atravessar a ponte, o peregrino encontrará o Albergue Juvenil em frente a Praia de Santa Maria, onde a beleza da praia faz um convite ao mergulho no mar.
Como todas as grandes cidades balneárias do Caminho do Norte, Ribadesella oferece todos os tipos de serviço para o peregrino, sendo um ponto de referência na maioria dos guias especializados.
Para aqueles que preferirem seguir a San Esteban de Leces, o albergue oferece estrutura básica com cozinha equipada, mas a localidade já não oferece muita coisa, devendo o peregrino levar mantimentos.
Antes de seguir adiante recomendo ao peregrino se certificar das condições do albergue em San Esteban de Leces, para não haver enganos.
E assim termina mais uma etapa do Caminho do Norte, onde faltam menos de 400 km até a chegada em Santiago de Compostela.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Se gostou do que leu não se esqueça de dar um like!
Próxima etapa de Ribadesella à Sebrayo.