Essa sem dúvida foi a etapa mais intrigante e complicada do meu Caminho rumo à Santiago de Compostela pela rota do Norte da Espanha, isto porque problemas com chinches obrigaram os albergues de Portugalete e Pobeña a fecharem as portas.
O aviso foi dado pelos hospitaleiros de Bilbao, o próximo albergue disponível seria o de Castro Urdinales, 52km de Bilbao pela rota demarcada pelas setas amarelas, ou como chamam, Caminho de Santiago original.
Isso se deve ao fato de que o Caminho do Norte de Bilbao à Castro Urdinales segue praticamente em paralelo a carreteira nacional A-8 até El Haya e depois segue por mais 16km para subir o Puerto de La Helguera e chegando em seguida em Castro Urdinales.
Seria uma maravilha percorrer a rota original se houvesse um local para dormir entre as etapas, mas devido o ocorrido nos albergues a solução sugerida foi a seguinte... Tomar o metrô de Bilbao à Portugalete tirando 11km de caminhada da etapa e seguir a pé até Castro Urdinales.
O trajeto de ambas as etapas estão demarcadas no mapa acima, inclusive as estações de metrô em Bilbao e Portugalete. Alguns peregrinos pegaram ônibus, outros percorreram o trajeto a pé, fiz um mixto de caminhada com metrô e ganhei alguns quilômetros e uma hora de caminhada.
Mas, este foi uma etapa longa e dura, principalmente para os pés, pois 90% do Caminho foi em asfalto e pista de caminhada em paralelo a carreteira. Mas foi mais ou menos assim...
Saindo de Bilbao o Caminho do Norte para a periferia, nada bonita em relação ao centro antigo, casas e pequenas fábricas abandonadas fazem parte da paisagem.
Do albergue de peregrinos de Bilbao até Portugalete são apenas 11km, o maior obstáculo é cruzar todo a periferia industrial de Bilbao e a carreteira A-8, um pequeno monte faz a fronteira entre as duas cidades.
Atualmente foi aberto um novo albergue de peregrinos na localidade de Baracaldo, uns 5km de Bilbao, funciona apenas na alta estação de junho à setembro, mas ajuda bastante no planejamento das etapas e em casos de fechamento de albergues.
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus abençao a primeira travessia da A-8 e em seguida defronte ao Centro de Exibição de Bilbao, um grande centro comercial, talvez o maior da cidade.
Seguindo agora por entre o Parque das Esculturas e em seguida pela Paróquia de São Vicente o Caminho do Norte se encontra em frente ao cemitério de Barakaldo.
Não muito distante o peregrino já consegue avistar a grande Ponte "Colgante" de Biscaia em Portugalete, a primeira do tipo a ser construída e patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, 2007.
É verdade que a posição do albergue de peregrinos de Portugalete tem uma posição privilegiada, mesmo funcionando num centro poliesportivo municipal e apenas nos meses de junho à setembro.
Infelizmente, devido aos problemas informados anteriormente, não podemos avaliar as instalações do albergue e nem explorar muito a cidade de Portugalete.
Seguindo adiante, e curiosamente, por entre esteiras rolantes, o Caminho do Norte segue para a pare alta da cidade para dessa vez cruzar um punhado de carreteiras que passam pelos arredores de Portugalete.
O Caminho do Norte nesse trecho segue a pista de caminhada por longos quilômetros até chegar a Praia de Arena e posteriormente em Pobeña, todo o trajeto é sob asfalto.
Ao chegar em La Arena, os bares no início da praia fazem um convite para o descanso e uma caña gelada, esta é a hora de tirar os calçados, relaxar e caminhar pela areia da praia até o Albergue de Pobeña.
Infelizmente, devido aos problemas informados anteriormente, não podemos avaliar as instalações do albergue e seguimos adiante para Ontón, outro ponto intrigante da etapa.
Isso porque, a rota oficial do Caminho do Norte segue por 16km morro acima e a rota alternativa por 9km pela passeio a beira-mar. Devido ao cansaça e ao tempor para percorrer essa etapa, muitos dos peregrinos preferem o Caminho mais curto até Castro Urdinales.
Onde a passagem pelo túnel de Valverde é o sinal de que a etapa finalmente está chegando ao fim, mas ainda faltam uns 3km até chegar ao albergue de peregrinos de Castro Urdinales.
O albergue está situado no final da cidade e os pontos mais interessantes estão todos situados junto a orla, mais precisamente próximo ao porto.
Então, pode-se visitar antes de se chegar ao albergue e correr o risco de não encontrar lugar, ou deixar a mochila no albergue, tomar aquele banho e visitar a cidade com mais calma.
Afinal, por baixo são pelo menos dez horas de caminhada de Bilbao até Castro Urdinales, mesmo utilizando as estratégias aqui declaradas. Etapa longa, cansativa e de grande esforço físico.
Os pés são os que mais sofrem em etapas como essa, em asfalto e de grande extensão, então é aconselhável dar um trato neles com massagem ou relaxamento em água morna.
O albergue fica ao lado de uma Plaza de Toros, não funciona com muita regularidade, mas as fotos do lado de fora já são uma boa lembrança.
Seguindo para a orla é possível encontrar um local para comer desde Kebab's até menú del dia, ainda não é comum encontrar menú del peregrino por essas bandas.
Continuando pelo passeo da orla chega-se ao casco antíguo e onde se encontram as principais atrações da cidade; a Igreja de Santa Maria da Anunciação e o Castelo de Santa Ana e bem próximo a Ermita de Santa Ana.
Também é possível caminhar pelo Pontal de Castro Urdinales e tomar uma foto panorâmica do porto e da cidade ao chegar ao final do calçadão.
Deve-se tomar cuidado antes de iniciar uma etapa como essa, hoje em dia já é possível pernoitar em Ontón com a abertura de um albergue privado, mas como as limitações do ano de 2012, todas as informações nos levaram a tomar essa estratégia.
É importante conversar com os hospitaleiros para saber informações das etapas que vem pela frente, para não correr o risco de ficar a deriva pelo Caminho.
Abaixo segue a topografia das duas etapas realizadas originalmente pelos peregrinos, bem como a relação de albergues disponíveis atualmente.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Se gostou do que leu não se esqueça de dar um like!
Próxima etapa de Castro Urdinales à Laredo.