Essa etapa é um marco no Caminho do Norte, agora o peregrino está em terras Cantábricas, não mais no chamados territórios do Pais Basco.
A paisagem também vai mudando aos poucos, mais umidade e chuva pela frente, ainda mais no Outono, época que foi realizada esta peregrinação.
Nos meses de verão, prepare-se para encarar aquele calor típico espanhol, muito mais seco para encarar as subidas e descidas frequentes da rota.
Como em todos os Caminhos de Santiago, a sinalização também fica diferente, não há mais referência ao idioma Basco e o Castelhano prevalece nas indicações.
As etapas na Cantábria possui uma rede ampla de albergues e não é necessário que o peregrino faça longas caminhadas, podendo efetuar o seu planejamento de acordo com as suas condições físicas.
O ponto máximo em altitude das etapas é de 220m ainda com a companhia do mar, travessias de rias e muitos morros do tipo tobogã, nenhuma novidade para o peregrino que já deve estar calejado até aqui.
A maior cidade por onde o Caminho do Norte de Santiago de Compostela passa pelo território da Cantábria é Santander, Capital da região autônoma, com a região metropolitana tendo por baixo 300 mil habitantes.
A etapa é bem demarcada e passa por muitas Igrejas e Ermitas, deixando a cidade de Castro Urdinales por uma estrada secundária em seus arredores, isso faz com que o peregrio evite caminhar pela E-70.
Passando em frente ao Camping de Castro e seguindo por mais um quilômetro para passar em frente da Igreja de São Marcos, chega-se rapidamente a E-70, onde o peregrino a acompanha até o povoado de Cerdigo, passando por baixo da carreteira para acessar o vilarejo.
Atravessando a N-634, o Caminho do Norte segue por trilha costeira até a localidade de San Martín de Tours, local onde se encontra a Igreja de mesmo nome e um novo albergue de peregrinos (verificar disponibilidade!).
Seguindo adiante o perergino dá de frente com a praia de Arenillas, onde muitos decidem dar uma parada para descanso e banho de mar, descanso mais que merecido depois de 8 quilômetros de caminhada.
As setas amarelas indicam a rota em paralelo à carreteira N-634 e segue em direção ao interior para acessar o vilarejo de El Pontarrón, local onde se tem albergue exclusivo para peregrinos e pequena Ermita de Santa Isabel.
Saindo do vilarejo o peregrino tem que caminhar por trilha em paralelo à CA-151 até a localidade de La Magdalena e onde se encontra a Igreja de mesmo nome.
A partir daí começa a subida até o ponto mais alto da etapa de 220m de altitude, daqui em diante é tudo pra baixo até Laredo, um pouco mais de 15km.
Mas antes, o Caminho do Norte passa pelas localidades de Rocillo onde se encontra a Ermita de San Blás e por Liendo, onde está a Igreja de Nossa Senhora de Liendo e um albergue destinado a peregrinos.
O guia do Caminho do Norte distribuído gratuitamente nas Oficinas de Turismo traçam algumas rotas alternativas, principalmete para bicigrinos, no mapa acima estão em destaque em amarelo, são opções e fazem parte do Caminho rumo à Santiago de Compostela.
Liendo está a pouco mais de 6km de Laredo, ponto final dessa etapa, o peregrino pode dar aquela parada estratégica de descanso para dar os últimos passos do dia.
Em pouco mais de uma hora de caminhada chega-se em Laredo, lugar de grande beleza e praia com águas de tirar o fôlego.
Os albergues estão logo na entrada da cidade, então não perca tempo para deixar a mochila no albergue e dar um mergulho no mar, descansar os pés nas águas geladinhas ou simplesmente desfrutar da beleza do lugar.
Laredo possui dois albergues sendo que o Albergue Casa de La Trinidad funciona no antigo Mosteiro de Irmãs Trinitarias, era um pouco rústico em 2012, o quarto individual era nas antigas celas das religiosas. Atualmente o albergue recebe também turistas e o espaço foi adequado para receber também os viajantes, possuindo mais facilidades em relação aquele ano.
O albergue de El Buen Pastor também é um albergue privado, onde a antiga casa das Irmãs Franciscanas abrigam os viajantes e peregrinos que ali chegam. Também possui estrutura bem parecida com o anterior, ambos os albergues aceitam reservas realizadas no mesmo dia.
A cidade tem 4km de praia e no final ainda possui uma praia com acesso a Ría de Treto, que funciona com a maré do rio e do mar. O pôr do Sol é bem concorrido e um espetáculo.
A Oficina de Turismo fica a poucos metros dos albergues, dê uma passaddinha lá pra pegar informações dos melhores lugares da cidade, mas antecipo que a maioria fica localizada próximo a Marina ou porto.
É nessa direção que também ficam os restaurantes da cidade, então se estiver com aquela fome de peregrino aproveite a oportunidade para comer um bom pescado.
Os pontos mais interessantes são a Igreja de Santa Maria, A Igreja de San Martin e Santa Madalena, o Porto Velho e o túnel escavado por baixo do Monte de Atalaya, onde se tem uma vista privilegiada de toda a Laredo.
É verdade que pra ser peregrino tem que ter muita força de vontade, porque ao final todo peregrino é um turista em potencial, mesmo depois de ter andado 30km de estrada.
Mais uma etapa chega ao final e as belezas do Caminho do Norte não param de surpreender e há muito para se ver.
Abaixo segue a topografia da etapa bem como a relação de albergues disponíveis.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Se gostou do que leu não se esqueça de dar um like!
Próxima etapa de Laredo à Güemes.