O dia amanhece e o peregrino deve estabelecer a sua estégia para a etapa, que inicialmente se apresenta como longa, mas que pode ser dividida tranquilamente em duas, isso por que, há opções de hospedagem em La Isla, a 16 km de distância de Ribadesella.
Como já foi explicitado anteriormente, a peregrinação rumo à Catedral de Santiago de Compostela não é uma corrida, onde os primeiros ganharão suas respectivas medalhas.
Muito pelo contrário, é uma caminhada que se inicia em sua grande maioria só e que ao longo do Caminho vão se formando famílias que caminham em conjunto, pois todos possuem a mesma meta, chegar à Santiago.
Dito isto, deve se iniciar a etapa um pouco mais cedo, tentando evitar caminhar muito tempo sob o sol forte, ou simplesmente chegar o quanto antes em Sebrayo, afinal a etapa completa fica em torno de oito horas de caminhada.
A saída de Ribadesella nos conduz em direção ao albergue situado em San Estebán de Leces, caminhando pela carreteira local e chegando ao povoado de San Pedro. Após um forte subida chega-se ao povoado de Abeu e logo em seguida a San Esteban de Leces.
Para os interessados, vale à pena fazer um pequeno desvio e visitar a Igreja de San Esteban de Leces de estilo românico e que foi reconstruida depois da guerra civil de 1958, se encontra em frente ao albergue de peregrinos da localidade.
Um pouco mais adiante, chega-se a localidade de Vega e o Caminho do Norte segue a sua rota tradicional pela costa espanhola, passando pela Ermita de Madalena antes de se encontrar com a bela Praia de Vega.
Seguindo a costa, deixamos a praia para em seguida subirmos o pequeno morro "El Cueto" para adentrarmos a localidade de Berbes, passando em frente a Paroquia de Santa Marina e encontrar com a já conhecida carreteira N-632.
Caminha-se pela carreteira por alguns quilometros até que o Caminho cruza com o Rio "de la Regula", onde a sinalização segue novamente em direção a praia, dessa vez a de "Arenal de Morís".
Seguindo próximo a costa, o peregrino tem momentos de contemplação da grande força com que as ondas batem nos altos costões de pedra, tendo que realizar muitas vezes paradas para registrar essas maravilhas da natureza selvagem.
E assim se segue posteriormente chegando a "Punta de la Atalaya", "La Beciella" e chegando na praia de "Moracey", onde é possível tomar uma bebida gelada de frente para o mar.
Novamente seguindo pela N-632 e passando por algumas outras praias, o peregrino chega em La Isla, primeira opção de hospedagem da etapa, tendo caminhado ao em torno de 17 quilômetros e com todos os serviços a sua disposição.
Passando "La Isla", a rota nos leva perpendicular a carreteira, passando pelo pequeno vilarejo de "Bueño", dirigindo-se ao povoado de Colunga, onde um letreiro de boas-vindas aparece com um boneco de dinossauro, fazendo referência ao passado muito distante.
Saindo do povoado de Colunga e pegando a carreteira local (CL-1), a etapa segue em direção a montanha, tendo o ponto mais alto em torno de 180 metros de altitude, nada se comparado a outros montes.
Mas antes de chegar a este ponto, o Caminho nos leva pelo grande prado de Colunga, passando por Venta Peón e cruzando o rio de Llavones, passando por baixo da carreteira nacional A-8 e a localidade de Pernús, onde se encontra a Iglesia de San Pedro.
Chega-se enfim ao último trecho da etapa, onde o peregrino deve caminhar menos de cinco quilômetros para chegar em Sebrayo, a vantagem é que todo o percurso é para baixo.
E assim, cruza-se o rio "Rozanes" chegando em seguida a localidade de "Priesca" com a sua Igreja em estilo pré-romanico dedicado a San Salvador, contruída no séc. X e declarada Monumento Nacional em 1913.
Distante apenas 3 quilometros dali, o peregrino adenta a localidade de Sebrayo, local onde se termina a etapa. Vale ressaltar que na localidade não há nenhum tipo de tienda, sendo suprida de vez em quando por um vendedor em sua furgoneta. Dessa forma, ou se compra antes ou espera a sorte que o rapaz passará por lá.
O albergue conta apenas com 14 camas ao custo mínimo de quatro euros, possui cozinha equipada e instalações adequadas para atender as necessidades básicas para o peregrino.
Lembrando que atualmente se tem albergue para peregrinos em Priesca, então vale à pena ligar do Albergue de Peregrinos de Priesca se há lugar em Sebrayo antes de seguir adiante.
Por fim, a vista do final de tarde é deslumbrante e com uma caminhada longa como essa, a cerveja gelada que se encontra na máquina disponível no albergue vem bem a calhar.
Por mais é lavar o que está sujo e descansar para a próximma etapa que também pode se apresentar ser bem longa!
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão.
Próxima etapa Sebrayo à Deva.