Inicia-se mais uma etapa, a sexta desde Irún, o corpo do peregrino já deve estar se acostumando, ou pedindo umas férias.
A cidade de Gernika tem infra-estrutura de grandes centros, com posto médico, farmácias e uma oficina dos Correios, então meu conselho é que se você estiver com a mochila pesada, muitas dores nas pernas, bolhas nos pés, aproveite para mandar o excesso da mochila para Santiago ou fazer uma consulta médica.
O ibuprofeno é o mais receitado para os peregrinos nos consultórios médicos, juntamente com o omeprazol, mas antes de comprar é necessário uma receita médica.
O valor desses medicamentos é muito barato na Espanha e o atendimento de peregrinos nos postos de saúde nas cidades em que o Caminho de Santiago passa é mais rotineiro do que se imagina.
Mas, se você estiver tranquilo, vamos a etapa que mais uma vez segue a rotina de tobogã rompe-pernas. Os primeiros dois quilômetros são planos, corresponde a sair da área urbana de Gernika.
Dependendo da época, o trânsito pode estar bem carregado, como a cidade fica à poucos quilômetros de Bilbao, muita gente que trabalha por lá vive em Gernika.
Como o albergue de peregrinos só funciona em época de férias escolares, provavelmente o peregrino deverá atravessar todo o centro urbano.
A vantagem é que a etapa é curta, então não deixe de visitar os pontos de interesse em Gernika como a Iglesia de Santa Maria e o mural de Picasso, além de comprar algum lanche e tomar aquele café reforçado.
Chegando aos limites da cidade o Caminho do Norte avança mais uma vez montanha acima, são 2,5km de subida, chegando ao ponto máximo de 350mt de altitude nos próximos 10km de caminhada.
O esforço é recompensado pelas belas paisagens da montanha à frente, com o Caminho do Norte de Santiago de Compostela percorrendo trilhas com todo o esplendo da natureza ao seu redor.
A partir de Lezama, o Caminho do Norte entra nos arredores de Bilbao e a paisagem passa do verde para o cinza da cidade grande, então aconselho que desfrute bem essa etapa.
Aproveite e para mais vezes, em alguma das Ermitas que virão pela frente. Essa é uma das etapas mais bem sinalizadas do Caminho do Norte, talvez pela proximidade de Bilbao, mas isso facilita muito para o peregrino em sua caminhada.
Alguns hospedarias foram abertas em pontos estratégicos da etapa, então pode ser uma opção para o peregrino que não estiver bem, dividir a etapa em duas.
Em 2012 não havia muita opção, era caminhar até Lezama ou seguir até Bilbao para encontrar uma cama para dormir, com o aumento de peregrinos a oferta de albergues aumentou.
A previsão é que a procura por opções ao Caminho Francês aumente e com isso a infra-estrutura destinado aos peregrinos nos outros Caminhos de Santiago melhore.
Antes de chegar em Lezama o peregrino encontra a Ermita de Santa Lucia na saída de Gernika, a Ermita de San Esteban ao cruzar a carreteira Bl-2121 e a Iglesia de San Emeterio na localidade de Goikoelexalde, local onde muitos peregrinos param para descansar antes dos últimos 6km até Lezama.
Após esse ponto, a etapa segue em paralelo a carreteira Bl-3713 que se junta a Bl-737 e o peregrino não tem muito o que fazer além de caminhar ao som dos carros passando velozmente ao seu lado.
Essa é uma prévia para a etapa seguinte até Bilbao, o primeiro grande centro urbano do Caminho do Norte de Santiago de Compostela.
Lezama está a 11km de Bilbao, é uma pequena vila e o albergue de peregrinos está situado no Centro Cívico do vilarejo, possui apenas 20 camas e funciona através de donativo.
Não há muito o que se ver em Lezama, as principais atrações são a Igreja de Santa Maria, a Torre de Lezama e a Ermita de Cristo Crucificado, que está um pouco mais adiante pelo Caminho.
Importante salientar que o Centro Cívico só funciona de 1º de Junho a 30 de Setembro, ou seja, fora desse período as opções são o albergue de peregrinos de Larrabetzu, 5km antes de Lezama ou caminhar até Bilbao. Fique atento!
Lezama possui boas opções para o menu del dia em seus restaurantes, comída típica basca, encontrei até um prato muito parecido com a nossa feijoada e tem ainda uma farmácia, mercado, banco e uma estação de trem.
Isso mesmo, muitos peregrinos preferem chegar em Bilbao de trem, mas isso é uma questão de opinião, afinal são 11km de caminhada pela carreteira até Bilbao, então... por que não?!
Enfim, caminhos e opções!
Aproveite a estrutura do albergue para lavar a roupa e ter tempo de sobra para desfrutar Bilbao na etapa seguinte, onde há muito o que se ver, fazer e descobrir!
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Se gostou do que leu não se esqueça de dar um like!
Próxima etapa de Lezama à Bilbao.