Esta é uma das etapas mais belas do Caminho do Norte, em ambas as variantes.
A mais percorrida na alta estação é seguindo pela praia de Laredo em direção à Santoña, mas que não está disponível durante o inverno, pois o serviço de travessia de barcos é interrompida.
A outra variante, por Colindres, faz todo o recorrido até Castillo Sete Villas e se encontra com a outra variante, seguindo desde aí até Güemes.
O interessante é que a maior parte da etapa, seguindo em direção à Santoña, o peregrino tem a opção de caminhar com o pé na areia e a beira mar.
Isto é um alívio para os pés, onde o atrito com a areia e a água salgada será como um tratamento especial para os pés, já cansados e maltratados de tanto caminhar pela carreteira.
A sinalização das setas amarelas seguem por quatro quilômetros pelo calçadão da Praia de Salvé (Praia de Laredo), mas como foi citado anteriormente, o peregrino pode optar por seguir pela areia até o Pontal.
Parece loucura à primeira vista, mas chegando ao final da praia o peregrino deve procurar o local onde embarcará num pequeno barco para fazer a travessia para Santoña.
As barcas possuem horário para iniciar o serviço de travessia, mas as primeiras acontecem às 8 horas da manhã e custam 2 euros, o serviço não está disponível de 6 de Dezembro até 01 de março.
Ao desembracar em Santoña o peregrino tem tempo de fazer um pequeno passeio pela Praia de Santoña para tirar boas fotos da localidade.
Outra dica é tomar um café reforçado para continuar a caminhar em direção ao vilarejo de Noja.
Saindo do centro urbano de Santoña, o Caminho do Norte segue para a praia de Berria, passando em frente a centenária Colônia Penitenciária El Dueso, local onde com certeza há ressocialização dos detentos, pois só a localização já é um diferencial.
A praia de Berria é um paraíso para os surfistas, em suas imediações é possível encontrar escolas de surf, albergues e campings destinados a turma da prancha.
As setas amarelas são tímidas neste trecho, sendo a demarcação feita por adesivos com a Vieira nos postes de iluminação em paralelo à Avenida de Berria até o desvio pela trilha no final da praia e subindo até a Punta del Brusco.
Deve-se tomar cuidado nessa trilha estreita, pois em dias de chuva pode ser escorregadia e um pouco perigosa, mas que chegando ao ponto máximo é possível ter uma visão das duas praias ao seu redor.
A descida dá direto nas areias da Praia de Tregadín, onde o peregrino tem a opção de seguir novamente pelas areias da praia ou pegar o Passeo del Brusco que segue em paralelo à praia até chegar em Noja.
Até aqui foram percorridos 14 quilômetros, praticamente a metade da etapa. A sugestão é um pequeno descanso para hidratração e para comer algo, pois o Caminho do Norte abandona a paisagem do mar para seguir em direção ao interior.
Próximos vilarejos são o pequeno Arnuero e posteriomente Meruelo, distantes 3km e 6km respectivamente de Noja. Este trecho é feito novamente em terreno asfaltado e com pouca sombra.
A cidade de Meruelo possui albergue destinado a peregrinos, mas deve-se verificar a disponibilidade pois nem sempre tem hospitaleiro para atender os peregrinos, o que acarreta o seu fechamento frequentemente.
A estratégia é fazer outra pequena parada de descanso e hidratação antes de seguir os últimos quilômetros até Güemes, onde o peregrinos deverá encarar dois pequenos morros.
O Caminho do Norte abandona Meruelo e segue paralelo à CA-447 por alguns quilômetros, pegando posteriomente uma trilha paralela à CA-455 chegando rapidamente ao albergue em Güemes.
O Albergue "La Cabaña" del Abuelo Peuto é uma propriedade privada gestionada pelo Padre Ernesto, onde antigamente vivia sua família e onde o mesmo cresceu antes de virar padre.
As instalações são amplas e contam com uma centena de camas para abrigar todos os peregrinos e bicigrinos que ali chegam.
O funcionamento do albergue é mantido através das doações dos peregrinos que ali pernoitam, jantam e tomam o café da manhã antes de partir.
O local é bastante emblemático, muito concorrido durante a alta estação, não só pelos peregrinos, mas também pelos voluntários que trabalham ali durante o ano.
Padre Ernesto é muito carismático, recebe pessoalmente todos os peregrinos e está sempre disponível para bater aquele papo.
Depois da cena comunitária, Padre Ernesto reune todos os peregrinos e voluntários para uma roda de conversa sobre as experiências do Caminho de Santiago, além de fornecer dicas sobre a próxima etapa até Santander.
Nessa conversa há a divulgação do Caminho Lebaniego e sobre o Mosteiro de Santo Toríbio, local onde é guarda a relíquia da Lignum Crucis, pequeno pedaço da Cruz onde acredita-se que Jesus foi crucificado.
Pode-se dizer que esta é uma etapa muito especial, principalmente pela oportunidade de compartilhar experiências com todos os peregrinos, pela partilha das refeições e pelo aprendizado junto com o Pade Ernesto.
Ao som dos grilos da montanha finaliza-se mais uma etapa, onde o peregrino começa caminhando junto ao mar e termina com o pôr do sol na montanha.
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão. Se gostou do que leu não se esqueça de dar um like!
Próxima etapa de Güemes à Santander.