Esta etapa se inicia em Almuña por ter sido o ponto de partida realizada em 2012 e para mantermos as etapas originais da época, assim será descrito abaixo. Dito isso, vamos ao Caminho!
Como Almuña não oferece muitas opções para o peregrino, o jeito é sair cedo para caminhar e tomar o desayuno em Luarca, cidade onde se tem mais opções e boa vista para apreciar num dia de sol.
Lembrando que se for um domingo o dia de sua caminhada, as opções podem não ser tão fartas, pois geralmente a vida começa um pouco mais tarde na Espanha, principalmente em dias chuvosos e de inverno.
Luarca se encontra a menos de três quilômetros de caminhada e em menos de uma hora o peregrino já pode estar sentado num dos diversos bares e restaurantes da cidade degustando o seu café.
Aproveitando que são mais trinta quilômetros pela frente e se achar neccessidade, é uma boa ideia comprar algo para comer durante o dia num dos locais de parada para descanso.
A etapa tem o total de aproximadamente trinta e dois quilometros, onde o ponto mais alto está a menos de 200 metros de altitude, mas com o já tradicional rompe pernas, com subidas e descidas constantes.
A carreteira local N-634 continuará fazendo companhia em todo o trajeto, desde Almuña até Caridad, em paralelo a carreteira nacional A-8, onde o Caminho do Norte acompanha as duas estradas num zig-zag rotineiro.
Saindo de Luarca, não muito distante, o peregrino passa em frente as ruínas do antigo cemitério e Igreja de Santiago em Otero, com referências do séc. X, com vestígios da era préromanica.
E assim o peregrino vai caminhando até chegar em Villapendre, local onde se encontra uma das muitas Igrejas em intenção a Santiago, se tiver a sorte de encontrá-la com as portas abertas, não tenha dúvidas em visitá-la.
Um pouco mais a frente chega-se ao vilarejo de Piñera, local onde se encontra o primeiro albergue de peregrinos da etapa e que funciona no antigo edificio da escola local e que servem jantar e desayuno caseiro.
Até chegar a esse ponto o peregrino terá caminhado pelo menos a metade da etapa e chegando na cidade de Navia a menos de quatro quilometros de distância, terá realizado 2/3 do total a serem caminhados.
Sabendo disso, é hora de desfrutar do segundo descanso do dia em Navia, podendo até ser uma boa almoçar num dos restaurante da cidade, para depois realizar um pequeno lanche em Caridad, já que na cidade é possível fazer comprar num mercado da rede "Dia".
Deixa-se Navia atravessando a ponte sob o rio que na nome a cidade, subindo em direção a localidade de Barqueros, seguindo adiante por trilhas em direção a localidade de Jarrio, circulando o morro de mesmo nome.
O Caminho avança em direção a carreteira nacional, fazendo o peregrino passar por cima do túnel por onde os carros trafegam e passando por baixo das pistas um pouco mais a frente.
Será frequente ver a cruz de Santiago no Caminho do Norte até chegar a cidade de Ribadeo, obra do artista Jesús Trabadelo. Como sabem, a Ordem de Santiago foi fundada no século XII para defender os peregrinos que iam ao túmulo do apóstolo Santiago.
Desse modo o peregrino volta a encontrar a velha carreteira N-634, seguindo vezes por ela, vezes paralela a mesma até chegar a cidade de Caridad, local de dormida de penúltima etapa em terras asturianas.
A vila de Caridad ou "la Caridad" é pequena, menos de 2.000 habitantes, capital do conselho de "El Franco" e distante 130 quilometros de Oviedo.
A maior atração turística do povoado são as praias, a de Cambaredo está a menos de 1,5 km do albergue de peregrinos municipal, podendo ser um boa opção para o final de tarde ensolarado, mas não sendo muito recomendada para o banho devido o fundo rochoso e das pedras na faixa de areia.
A praia de Permanende se encontra um pouco mais distante, menos de 2,5 quilometros e possui acesso mais fácil, um restaurante e há facilidades para se tomar banho de mar, sendo uma melhor opção.
No centro da vila pode-se encontrar várias opções de restaurantes para degustar um prato típico asturiano, visto que esta será a última chance para isso, afinal na próxima etapa o peregrino já estará na Província de Lugo, Galícia.
A igreja de San Miguel de la Caridad, séc. XVIII, que dá nome a vila, destaca a hospitalidade e caridade que povo se dedicava aos peregrinos que iam à Santiago de Compostela, antes era conhecida como "San Miguel de Mohíces", há missas às 19h (inverno) e 20h (verão).
Por mais, é relaxar. A próxima etapa será curta até Ribadeo, algo em torno de 23 quilometros, então, como não há muito o que fazer, aproveite e desfrute da última noite em terras asturianas, escolha um bom restaurante e curta!
Abaixo você encontra a relação de albergues da etapa e a possibilidade de reservas, mais abaixo você pode deixar a sua crítica, comentário e sugestão.
Próxima etapa de Caridad à Ribadeo.