Voie du Piemont:

Pelo Caminho:

Oloron-St-Marie / Mauléon - 34,5Km

Nessa etapa você pode escolher dois lugares para passar a noite. A primeira opção é em l'Hôpital Saint-Blaise, Patrimônio Cultural da Humanidade com 24 kms de Caminhada, ou em Mauléon com aproximadamente 34,1 Kms.

Acontece que em l'Hôpital de Saint-Blaise não há muito o que se ver, além da Igreja e a hospedagem é na própria. Para alimentação, há apenas o restaurante do hotel localizado do outro lado da estrada com valores nada peregrino.

Sabendo disso, você poderá se programar para levar algo para comer em Saint-Blaise ou preparar-se para caminhar um pouco mais até Mauléon, que possui mais estrutura.

Ainda em Oloron-Sainte-Marie, o peregrino tem várias opções para tomar café da manhã, além de poder comprar uma variedade de pães auntenticamente artesanais, quentinhos e enrolados em papel.

Seguindo a sinalização da GR-78 pela cidade chega-se a Catedral de Sainte-Marie, construída entre os séculos XII e XIV, é considerada como Monumento Histórico da França e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

É um dos templos religiosos mencionados dentro dos Caminhos de Santiago pela França, além de ter uma das mais belas portadas em estilo românico já vistos.

Seguindo as placas informativas, o peregrino segue em direção aos povoados de Moumour, Orin e Aren em estrada asfaltada secundária para acesso as fazendas da região.

A caminhada é tranquila sem dificuldade, terreno plano e ótima oportunidade para acelerar o ritmo para se ganhar um pouco de tempo para o final do dia.

Moumour é o primeiro vilarejo, distante aproximadamente a uns 5kms de Oloron-Sainte-Marie, com Igreja, padaria e hospedagem.

De Moumour a sinalização segue para Orin e para isso deve-se atravessar uma zona de caça à pombos, identificadas como "Palombiere".

Catedral de Oloron-Sainte-Marie

É interessante e dependendo da época, assustador. Isso por que as cabanas feitas de madeira, tanto em solo como na copa das árvores, dão um ar meio que acampamento de guerrilheiros.

Os acampamentos ficam montados o ano todo e o caçador tem licença para podar as árvores ao redor dos locais de vigia.

A caça aos pombos também é muito praticada na região da Navarra e países Bascos na Espanha. Então, quando você vir uma placa informando que você está na área de Palombiere, passe o mais rápido possível.

Voltando a estrada asfaltada, o Caminho até Aren é de apenas 5kms, ou aproximadamente 1 hora de caminhada, mas antes o peregrino passa pelo pequeno vilarejo de Orin.

Até Aren a paisagem se alterna em plantações de milho, couve e cereias, tendo um pouco mais a frente a companhia do Rio Oloron.

Aproveite para repor as energias, comer algo e descansar um pouco em Aren, pois ainda há muita estrada pela frente.

O Caminho segue em direção ao povoado de Préchacq-Josbaig, mas antes de chegar ao vilarejo o peregrino pega um pequeno túnel à esquerda por baixo da D-936.

A indicação da quilometragem até Mauléon nesse trecho é de 24 Kms e para Saint-Blaise de 7 Kms, com um pequeno aclive e terreno de terra à frente.

A indicação do Caminho segue em direção ao bosque e mais uma vez o peregrino entrará em terras "Palombiére", onde placas avisam para se fazer silêncio.

Essa área de caça é maior que a anterior e com infra-estrutura mais espalhada e potencialmente mais frequentada por caçadores.

Ao passar dessa área a distância para l'Hôpital Saint-Blaise é cada vez menor e a sinalização de senderismo indica o Caminho a seguir.

Essa parte do Caminho de Santiago pelo Voie du Piemont é uma das mais agradáveis, pequenas pontes de madeira para travessia dos riachos que passam por aquela área.

A trilha termina na parte traseira da Igreja de Saint-Blaise, onde uma placa em madeira dá as boas-vindas ao peregrino e com informações para contato, caso queira se hospedar ali.

A Igreja de Saint-Blaise é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com uma mistura de estilos arquitetônicos de arte Românica Navarro e de arte hispanomuçulmana.

Conservada desde o séc. XII, a Igreja se destaca por suas janelas profundas, adornada com esculturas e sua cúpula octogonal suportada por colunas entrelaçadas. Historiadores afirmam que sua geometria é bastante parecida com a Mesquita de Córdoba.

Como dito anteriormente, o povoado conta com apenas 83 habitantes, distribuídos por algumas casa ao redor da Igreja. Cabe ao peregrino decidir se segue adiante para a cidade de Mauléon.

Caso decida terminar a etapa em Saint-Blaise, procure informações para se hospedar na Igreja, caso decida seguir adiante, não se esqueça de visitar a Igreja, pois a oportunidade é única.

Antes de seguir adiante, tente abastecer o cantil numa das casas dos moradores. Não se acanhe, pois mesmo que você não fale nenhuma palavra em Francês, o morador local ficará muito feliz em ajudá-lo.

A distância de Saint-Blaise até Mauléon é de 16Kms, aproximadamente 4 horas de caminhada, seguindo diretamente pela D-25 a distância fica em 12,6Kms.

Dependendo do horário e da época, prefira caminhar pela estrada pois no Outono e Inverno a noite cai rapidamente.

l'Hôpital de Saint-Blaise, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Quando a D-25 se encontra com a D-24, o peregrino encontra o bar chamado "Panoramic", com esse nome sugestivo e com a vista do Vale a frente, convida o peregrino a uma parada rápida.

Após o descanso, a estrada segue descendo até Mauléon e ao chegar nos seus arredores, ainda sobram alguns quilômetros até chegar a Oficina de Turismo no centro da Cidade.

Na Oficina de Turismo, que fecha às 19h00, o peregrino consegue carimbar a sua Credencial e informações do albergue de peregrinos de Mauléon.

O albergue funciona na alta temporada, de 01 de abril a 30 de outubro, e esporadicamente nas estações menos frequentadas, como outrono e inverno, não deixando de receber os peregrinos que ali aparecem.

A população é muito simpática e curiosa, estando sempre disposta a ajudar um peregrino que aparece meio perdido em suas ruas no meio da noite.

O albergue é pequeno mas acochegante, fica próxima a prefeitura (Hotel de Ville) e na cidade há placas indicando a sua direção (Gitê étape).

Há muitos restaurantes e bares espalhados pela cidade que ficam abertos até tarde (22hs), mas também há a possibilidade de cozinhar no albergue.

Parabéns, em breve você estará chegando em Saint-Jean-Pied-de-Port, última etapa da GR-78 e início do Caminho Francês de Santiago de Compostela.

Igreja no Centro de Mauléon com a indicação do albergue da etapa









topo