Voie du Piemont:

Pelo Caminho:

Saint-Jean-Pied-de-Port

Os pontos turísticos principais de Saint-Jean-Pied-de-Port se encontram todos na Citadelle, a vista mais interessante é a da fortaleza na parte alta do morro.

Lugares a serem visitados em Saint-Jean-Pied-de-Port.

É recomendável uma visita a Oficina de Turismo para pegar um mapa do vilarejo e visitar todos os lugares rapidamente. Segue abaixo um pequeno resumo:

1. Casa de Mansart: data de construção do século XVIII, pertenceu a um grande comerciante de lã da época. Sua bela fachada simétrica lhe confere um encanto especial e desde 1935 é a sede da prefeitura de SJPP.

2. Puerta de Navarra: foi perfurada na muralha medieval e conserva até os dias de hoje suas características originais. Esta porta dava acesso a praça situada diante da Igreja, onde funcionava o antigo mercado medieval do povoado.

3. Puerta de Notre-Dame: dá acesso a ponte que cruza o rio Nive em direção a Calle de España. Em cima da torre, pode-se ver as estátuas de São João Batista e da Virgem Maria.

4. Iglesia Notre-Dame du Bout du Pont: considerada um dos prédios góticos mais importantes do país Basco Francês. Sua construção é atribuída ao Rei da Navarra, Sancho “O Forte”, em 1212.

5. Casa Larrabure: Antiga Casa Paroquial de SJPP, Rua da Citadelle n° 7. Nos dias de hoje, funciona como centro cultural tendo exposições com diversos temas culturais.

6. Puerta de Francia: seu nome se deve a sua orientação em direção à França. Calle da la Ciudadela: tal como na idade média, todas as casas se agrupam ao redor desta rua. A arquitetura, as cores e tons das casas são bem diferentes por ali em relação a cidade moderna que surgiu fora dos antigos muros.

7. Casa Arcanzola: nessa casa nasceu o Beato Juan de Mayorga, martirizado junto a Costa das ilhas Canárias por um navio Calvinista.

Lugares a serem visitados em Saint-Jean-Pied-de-Port.

8. Cárcel de los Bispos: é um lugar emblemático da Cidadela e de história bem singular. Aqui viveram os Bispos na Diocese de Bayonne nos séculos XIV e XV, transformada em cárcere no final do século XVIII.

9. Puerta de Santiago: Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1998, por aqui chegavam os peregrinos vindos de Madeleine de Saint-Jean-de-Vieux. Fica ao lado do albergue de peregrinos da associação.

10. Camino de Ronda: graças as recentes obras de recuperação, é possível percorrer as muralhas desde a Porta da Navarra até a Porta de Santiago.

11. Ciudadela: Fortificação medieval no alto do Morro.

12. Mirador: possui uma mesa de orientação, onde poderá identificar os principais edifícios de SJPP.

13. Puente y calles de Eyheraberry: passeio bucólico que o levará até a plazoleta de Eyheraberry, onde celebram as festas patrióticas da Revolução.

14. Puerta e Calle de España: Por ela passam os peregrinos que se dirigem à Roncesvalles, pelo Caminho Francês de Santiago de Compostela.

Lugares a serem visitados em Saint-Jean-Pied-de-Port.

Existe a possibilidade de descansar uns dois dias em Saint-Jean-Pied-de-Port no albegue de peregrinos, assim você tem mais tempo para conhecer a cidade antes de seguir pelo Caminho Francês.

É uma boa oportunidade que o peregrino tem para repor as energias antes de iniciar os 820kms Rumo à Santiago de Compostela.

Para seguir o seu Caminho Virtual de Santiago de Compostela pelo Rota Francesa clique aqui!









topo