Caminho Português Central:

Caminhos:

Santarém a Golegã - 30,5 km.



Antes de iniciar a etapa o peregrino tem que decidir qual a rota que irá seguir para Santiago de Compostela, isso porque é em Santarém que o Caminho de Fátima se afasta do Caminho Português Central.

As setas azuis seguem para a esquerda na rotatória central de Santarém e as amarelas para a direita, em direção ao Parque das Portas do Sol onde se encontra a Porta de Santiago.

Se escolher sair cedo, verifique o funcionamento da lanterna para ser utilizada na descida, pois além de escuro a ladeira é de terra batida e pode esconder algum buraco ou raiz de árvore.

Descendo o morro, o peregrino se depara com o cruzamento da N-114 com a N-365, seguindo por esta por uns 500 metros até o Chafariz de Palhais, peça da segunda metade do século XVIII desenvolvida num paredão ornamentado com pares de pilastras adossadas no estilo rococó.

O peregrino agora se encontra em estrada rural, por meio de plantações de milho e cereais, às vezes alguma plantação menor de abóbora, tomate e outros tipos de vegetais, mas em sua maioria o milho prevalece. Não há cercas dividindo as plantações, mas o que tudo indica é que fazem parte da agricultura familiar.

Chafariz de Palhais.

Seguimos por essa estrada até chegar ao Vale da Figueira, 14 quilômetros distantes de Santarém. Nesse pequeno povoado é possível tomar um pequeno-almoço e realizar a primeira parada para descanso.

O café da manhã português tipicamente é o café com um sanduíche, o suco geralmente é industrializado e em garrafa, por isso a importância de se preparar no dia anterior, comprando uma fruta e preparando algo para o desjejum.

Não tive problemas em pedir um café com leite e comer o meu próprio pão na varanda do café Val'Doce, que está localizado na Vila. Lembrando também que os portugueses preparam as melhores pastelarias da Europa, facilmente encontradas ali no Café.

Atravessando a pequena localidade ainda encontramos outras cafeterias, além de uma farmácia e um mercadinho para pequenas provisões. Lembrando que não há opções de fonte de água potável pelo Caminho, então esta é a hora de encher os cantis.

O próximo vilarejo é Reguendo de Alviela, vila com apenas 30 moradores e está distante a oito quilômetros do Vale da Figueira, mais uma vez o peregrino segue por estrada rural sem muitas alterações da paisagem rural antes vista.

O peregrino que optar fazer esse trajeto nos meses de inverno tem que ficar ligado na previsão do tempo, muitas vezes este trecho fica alagado devido à subida das águas do rio Tejo (ler mais em: http://www.cmjornal.pt/maissobre/reguengo-do-alviela).

A próxima vila é a de Pombalinho, um pouco maior que a anterior com os seus 500 habitantes, também é vítima das enchentes do Rio Tejo em Janeiro. Aqui nesse povoado é possível comer algo e descansar antes de seguir até Azinhaga do Ribatejo, distante mais cinco quilômetros de acordo com o GPS.

Cafeterias Portuguesas e sua pastelaria especial.

Azinhaga ou Azinhaga do Ribatejo tem um pouco mais de 600 habitantes, mas é famosa por ser a cidade onde nasceu o Nobel de Literatura José Saramago e que retrata bem a sua cidadezinha através de seu livro "As Pequenas Memórias".

Em Azinhaga se encontra restaurantes, pousadas, cafés e um pequeno museu sobre o Saramago, além de poder visitar a Igreja Matriz que em algumas ocasiões expõe trabalhos artísticos.

Voltando para o Caminho de Santiago o peregrino agora tem que encarar os últimos nove quilômetros até Golegã, local onde se encerra mais uma etapa proposta pelos Guias do Caminho Português.

O interessante é apontar a discrepância entre as distâncias apontadas nos guias diversos do Caminho Português de Santiago, todos indicam 30,5km entre Santarém e Golegã e não os 40km marcados pelo GPS.

Enfim, o peregrino deve estar preparado para percorrer todo o trajeto do dia, carregar consigo alguma fruta e sanduíche para matar a fome, não se esquecendo de abastecer sempre que puder o seu cantil.

Fora a distância, o percurso é tranquilo e todo plano, vezes anda-se em asfalto e vezes em estradas de terra. É um trecho tranquilo e bem agradável para caminhar e acredito que pode ser feito em oito horas de caminhada, com as devidas paradas para descanso e pic-nic.

Em Golegã, o peregrino encontra alojamento nos Bombeiros Voluntários e em dois albergues privados. Há também mercados, restaurantes e todos os serviços.

Para os mais preparados, pode-se andar mais seis quilômetros até a localidade de São Caetano, nesse pequeno povoado também é possível encontrar refúgio numa pequena Casa Rural a preços turísticos. Topografia da 5ª etapa do Caminho Português

Próxima etapa... Tomar, terra de Templários!






Albergues de Santarém a Golegã
Casa da Azzancha
Endereço: R. dos Altos Montijos, 68
Telefones: +351 249 957 253, +351 919 187 773
E-mail: silvasantoshelenamaria@gmail.com
Site: https://www.facebook.com/pages/Casa-de-Azzancha-Alojamento-Local-Oficinas-e-Rotas-Culturais/15324245
Cidade: Azinhaga
Região:
Adm: Privado
Camas: 10 - Valor: 20 euros.
Facilidades:
Café da Manhã disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar não disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha disponível!Microondas disponível!Local para bike disponível!
   O café da manhã está disponível por um custo extra. Você pode preparar suas próprias refeições na cozinha compartilhada e bem equipada. As refeições preparadas pela propriedade estão disponíveis por um custo extra e são feitas com ingredientes tradicionais da região, que são produzidos no local.
Casas da Piedade
Endereço: Quinta da Brôa - Apartado 2
Telefones: +351 249957154,
E-mail: casasdapiedade@quintadabroa.com
Site: http://www.casasdapiedade.com/
Cidade: Golegã
Região:
Adm: Privado
Camas: 10 - Valor: 75 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar não disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha não disponível!Microondas não disponível!Local para bike não disponível!
   As Casas da Piedade surgem da reabilitação das antigas casas dos trabalhadores da Quinta da Brôa. Num projecto inciado em 2009, este núcleo habitacional é composto por 13 apartamentos com diferentes características mas mantendo a sua traça original tanto no exterior como no interior. Valor de 75 euros para quarto duplo.
Albergue das Ademas
Endereço: Rua Frederico Bonacho dos Anjos, 35
Telefones: +351 249 977 466, +351 918 310 195
E-mail: contact@alberguedasademas.com
Site: https://www.facebook.com/alberguedasademas
Cidade: Golegã
Região:
Adm: Privado
Camas: 12 - Valor: 15 euros.
Facilidades:
Café da Manhã disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha disponível!Microondas não disponível!Local para bike disponível!
   Albergue turístico aberto o ano todo. No ofrecen desayuno pero tienen café, té, fruta, galletas, mini tostadas, mermelada, cereales, etc.
Casa da Tia Guida
Endereço: Rua José Relvas, 86
Telefones: +351 249 976 802, +351 935 640 551
E-mail: casadatiaguida@gmail.com
Site: http://www.casadatiaguida.com/
Cidade: Golegã
Região:
Adm: Privado
Camas: 14 - Valor: 10 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente não disponível!Wi-fi disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar não disponível!Máquina de secar não disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha não disponível!Microondas não disponível!Local para bike disponível!
   Casa con amplio patio-jardín, donde viven los dueños, y las habitaciones-albergue quedan independientes, en alojamientos anexos distribuidos en el jardín. Patio donde lavar y tender, se puede solicitar que te pongan una lavadora. Aceita pets, Cardápios dietas especiais (mediante pedido), funciona o ano todo.
Inn Golegã Hostel
Endereço: Rua Dr. Rafael da Cunha Franco, bloco 17
Telefones: +351 933 493 397,
E-mail: inngolega@gmail.com
Site: https://www.facebook.com/inngolegahostel
Cidade: Golegã
Região:
Adm: Privado
Camas: 10 - Valor: 15 euros.
Facilidades:
Café da Manhã não disponível!Ducha quente disponível!Wi-fi disponível!Armário não disponível!Máquina de lavar disponível!Máquina de secar disponível!Máquina de snack não disponível!Cozinha não disponível!Microondas não disponível!Local para bike disponível!
   Albergue turístico disponível o ano todo.










topo