El Pelegrino no Caminho de Santiago de Compostela


Peregrinos!



Já me encontro de volta ao nosso querido Brasil e na minha queridíssima cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. Enquanto ainda estou me readaptando a correria da grande cidade, penso nas melhorias e na catalogação das informações, fotos e vídeos da minha última temporada peregrinando pelos Caminhos Rumo à Santiago de Compostela.


Abaixo segue mais ou menos um resumo das rotas que eu já trilhei pela França, Espanha e Portugal, e posso dizer que passei para o nível dois em conhecimento sobre algumas rotas, tentarei passar todas as informações das etapas que trilhei até aqui, então fiquem ligados!



Meus Caminhos Rumo à Santiago de Compostela


Meus Caminhos Rumo a Santiago de Compostela


Olhando para esse rascunho eu até sinto um pouco de orgulho, mas para percorrer os mais de 3.000 kms deste ano eu tive que suar pra caramba e quando me lembro do sofrimento do meu rimeiro Caminho tenho até crise de risos!


Não é fácil e não foi fácil! Foram meses de preparação, planejamento e treinamento para que tudo desse certo, mesmo assim as coisas saíram totalmente diferentes das quais planejei, até mesmo o financeiro. O importante é que no final deu tudo certo!


Escuta-se muito que o Caminho provém as necessidades do peregrino, mas eu acredito que há muita interseção divina ajudando o peregrino a chegar ao seu destino, a Catedral de Santiago de Compostela.


Então, em resposta e agradecimento a todas as providências que apareceram em minha caminhada é que eu ofereço a todos os peregrinos as informações aqui postadas, sem interesse comercial e totalmente gratuito.


É claro que depois de tantas idas e vindas, de tantos quilômentros trilhados atingi um certo nível de conhecimento e que de certo modo contribuiu com a ideia de um novo projeto, El Pelegrino - Agência de Viagens, para ajudar de maneira profissional e dar suporte para aqueles que têm vontade de ir, mas que receiam em ir a Santiago de Compostela.


Mas esse projeto ainda está engatinhando e seguirá em paralelo ao site, pois foi o sabor da aventura que me levou a trilhar os Caminhos e a prioridade é informar aqueles que também seguem o chamado.


A temporada deste ano está encerrada, mas vamos nos preparar para o próximo ano!!! Há bastante tempo para a preparação e qualquer coisa estamos aqui... Entre em contato, tira suas dúvidas e peça informações pelo e-mail: contato@elpelegrino.com.br


Abraços a todos e Buen Camino!



Caminho Português 2015


Caminho Português 2015


O Caminho Português desde Lisboa ofereceu um grau de dificuldade bem peculiar, apesar de ter um bom guia sobre a rota, percebi que todas as distâncias estavam erradas e algumas anotações bem desatualizadas.


Agora é trabalhar as minhas anotações para disponibilizar o novo Guia do Peregrino Rumo à Santiago de Compostela pelo Caminho Português com informações fresquinhas!


Enquanto o guia não sai, não deixem de curtir as fotos no Istagram e o diário de bordo disponível no Tumblr.



Caminho do Norte 2012


Em 2012 realizei mais uma peregrinação à Santiago de Compostela dessa vez pelo Caminho do Norte, 867 Kms desde Hendaya/ Irún à Catedral de Santiago. Foram 32 dias até a chegada à Plaza do Obradoiro acompanhado de cinco peregrinos de três nacionalidades diferentes.


Meus companheiros de caminhada foram muito importantes nessa empreitada. Eles me incentivaram quando eu já não podia mais andar, devido as dores nos pés... Me desafiaram quando eu não queria mais andar... E me acompanharam até chegar à Catedral de Santiago de Compostela.


Momentos no Caminho do Norte, Plaza del Obradoiro em Santiago de Compostela.

Agradeço de coração a companhia de Mike & Magie (Inglaterra), Villar, Gemma (Espanha), Andreas (Alemanha), vocês foram os responsáveis por eu ter cumprido o meu desafio de fazer o Caminho do Norte.


Um grande abraço a todos os peregrinos que encontrei pelo Caminho, que compartilharam vários momentos de alegria. Abraço especial ao grupo de Valencianos, aos três Tenores roncadores, ao peregrino surfeiro do México, aos peregrinos iluminados do Caminho, aos peregrinos de Bilbao e a tantos outros.


Deixo também um grande e forte abraço aos hospitaleiros, que diariamente estão na labuta para recepcionar os peregrinos. Que Deus os iluminem e os deêm forças para continuarem a realizar o grande trabalho que vocês executam. Fico muito feliz em encontrá-los com alegria e com um largo sorriso no rosto, ao vê-los assim esqueço de todas as dores que sinto e me contagio com essa alegria!


Se você estiver pensando em fazer essa empreitada e seguir pelo Caminho do Norte rumo à Santiago de Compostela, se prepare... Disponível todas as etapas, com albergues e curiosidades. Clique aqui e inicie o seu Caminho!




Guia "Meus Caminhos"

Meus Caminhos rumo à Santiago de Compostela é um guia para o peregrino brasileiro que queira trilhar uma das rotas que levam à Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.


O guia número 1 trata-se do Caminho Francês, onde são abordados temas de planejamento e organização pré peregrinação, com ajuda na escolha dos equipamentos e enxoval para serem usados no Caminho. Todas as etapas são minuciosamente retratadas com muitas fotos, gráficos e mapas.


Meus Caminhos Rumo à Santiago de Compostela - Guia do aprendiz a peregrino.



A meta é lançar todos os guias antes de 2021, ano que se comemora mais um Ano Jacobeu, quando dia 25 de Julho cai num Domingo e a Igreja Católica distribui indulgência aos peregrinos que seguem à Catedral do Santo Apóstolo.


Dados técnicos do Guia impresso serão em formato 15cm x 10cm com capa tradicional, miolo em papel branco 75g/m2, cerca de 220 páginas.




Novidades no Site!!!!

O Site El Pelegrino está de cara nova, com mais informações e mapas atualizadas. Agora você encontra informações do Caminho Português, Caminho do Norte, Finisterra e de um pequeno trecho do Voie du Piemont, desde o Santuário de Lourdes até Estella no Caminho Francês.


Peregrinos no Caminho, jantar de confraternização em Ribadesella - Caminho do Norte de Santiago de Compostela.


Lançamento da galeria de fotos no Flickr, com fotos exclusivas capturadas num dos Caminhos percorridos. No Tumblr você pode ler o diário e acompanhar a vida diária de um aprendiz de Peregrino escrito em 2010. O Instagram foi escolhido como divulgador de fotos instântaneas e do cotidiano. No Facebook você encontra dicas e informações exclusivas do Caminho, divulgadas por peregrinos e associações espalhadas pelo mundo e pela rede social. O twitter será o canal de comunicação usado para pequenos comentários do que acontece no Caminho. Foi aberto um canal de vídeos no Youtube, com algumas tomadas e comentários do Caminho do Norte.

Então é isso, vários canais para você que pretende fazer o Caminho de Santiago de Compostela se atualizar e curtir quando estiver fazendo o seu próprio Caminho.


Desafio para 2015 está lançado, Caminho Português de Santiago no inverno e para a primavera de 2016 Via de la Plata. Aceita o desafio?!




Downloads

Na seção de downloads você encontra dois filmes muito bons para sentir a emoção do Caminho de Santiago de Compostela.


Capa do Filme The Way
The Way conta a história de um pai que conhece o Caminho de Santiago de Compostela de uma maneira trágica. Seu único filho morre, logo no primeiro dia de Peregrinação atravessando os Pirineus.


Quer assitir?! Visite a a página do filme, clicando aqui!



Capa do Filme Onde está a felicidade?
Onde está a felicidade? Conta a história de uma mulher que descobre que seu marido estava mantendo uma relação virtual, entrando em crise no casamento, o que resulta na perda de seu trabalho como apresentadora de um programa culinário e muitas gargalhadas.


Quer assitir?! Visite a página do filme, clicando aqui!




Oração do Peregrino

Oração do Peregrino Oh Deus, que tiraste teu servo Abraão da Cidade de Ur dos Caldeos, protegendo-o em todas as suas Peregrinações, e que foi o guia do povo hebreu através do deserto.

Te pedimos que nos proteja, teus servos, que por amor ao teu nome, peregrinamos a Santiago de Compostela.


Seja para nós, companheiro nesta caminhada, guia nas encruzilhadas, alento no cansaço, defesa nos perigos, albergue no Caminho, sombra no calor, luz na escuridão, consolo nos desalentos e firmeza em nossos propósitos.

Para que, pela tua mão, cheguemos sãos e salvos ao término do Caminho, enriquecidos de graças e virtudes, voltemos ilesos as nossas casas, cheios de saúde e perene alegria.

Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Apóstolo Santiago, rogai por nós.
Santa Maria, rogai por nós.




Outros caminhos...

Após peregrinar à Santiago de Compostela em 2010, visitei a Cidade do Vaticano e a tumba de São Pedro. A oportunidade de visitar dois locais de peregrinação para os católicos foi muito boa e sempre que posso visito outros Santuários. Posso dizer que a experiência que tive no Caminho de Santiago de Compostela aumentou e fortaleceu muito a minha fé.


Santuário de Lourdes/ França, Praca de Sao Pedro no Vaticano, Santuário de Fátima/ Portugal.


Diante de tantas maravilhas que vi nessa primeira aventura, eu não podia deixar de registrá-las e assim nasceu El Pelegrino, um site destinado a futuros peregrinos e viajantes, com muitas dicas, fotos, mapas e aventuras.


Sejam bem vindos e Buen Camino!




Siga-nos nas Redes!

O Facebook está sendo uma ótima ferramenta de divulgação do Caminho de Santiago, pois nos proporciona a oportunidade de divulgar e compartilhar assuntos de interesse ao peregrino.


Além das diversas comunidades relacionadas ao Caminho, ainda temos os albergues e peregrinos que divulgam notícias, fotos e assuntos de interesse geral.


Então, para ficar por dentro de tudo que acontece na Rede Social mais popular do planeta, clica lá em curtir e siga-nos no Twitter!





Assista-nos no Youtube!

Criamos um canal exclusivo com vídeos sobre o Caminho de Santiago. Em breve postaremos mais vídeos sobre o Caminho do Norte, gravados em 2012. Assine e fique ligado!







Pesquisar no site

Agora ficou mais fácil de encontrar o que você procura sobre o Caminho de Santiago de Compostela, digite a palavra chave no mecanismo de busca e vá direto ao assunto.