El Pelegrino - Dicas


Dicas de
Planejamento:


Dicas sobre:

Saúde é coisa séria!

Para que você não tenha nenhuma surpresa com a sua saúde no meio de uma das trilhas do Caminho de Santiago, eu farei uma simples pergunta: "Quanto tempo você não visita o médico?"


Profissionais de saude


Não tem como sair pra uma caminhada de 820 Kms sem saber como anda o seu coração, as taxas de glicose, colesterol e todas aquelas letrinhas que tem no exame de sangue.


O esforço físico realizado para se fazer o Caminho de Santiago é tão grande, que quando eu terminei a primeira etapa, não conseguia nem falar.


Parece piada, mas minha médica sempre me dizia: "Novinhos também morrem!"


E por ter pressão alta, bronquite, sinusite, alergias e muitas dores musculares, acabei aprendendo a confiar nos profissionais da saúde.


Deixando as brincadeiras de lado, antes de partir para a grande Caminhada, visite o médico, faça um check-up completo.


Se tiver que levar a medicação em grande quantidade, peça o médico para passar uma receita médica em espanhol com o príncipio ativo do remédio e a mantenha junto ao medicamento.


Ao entrar na União Européia você precisará de um seguro médico com cobertura no exterior, pelo tempo integral de sua permanência e com uma cobertura mínima, em caso de necessidade de repatriação por enfermidade grave ou acidente de 30.000€, é o chamado “Tratado de Schengen”.


Algumas administradoras de cartão de crédito fornecem um seguro viagem quando a passagem aérea é comprada com o cartão.


Entre em contato com a sua administradora de cartão de crédito e saiba mais a respeito antes de comprar a passagem aérea.


Você também pode adquirir o seguro viagem junto às agências de viagens, o valor varia de acordo com o tempo de estadia na Europa e idade do segurado, pode ser pago parcelado com a sua passagem aérea.


Exames medicos


Há vários sites na internet onde você poderá fazer a cotação e compra antecipada do seu seguro viagem. No site da Porto Seguro, você pode ter uma idéia de quanto vai pagar por esse serviço.


Existe um acordo internacional entre o INSS do Brasil e da Espanha, que garante atendimento médico em território espanhol aos tralhadores brasileiros que contribuíram nos últimos doze meses a previdência social no Brasil. Não se aplica a funcionários públicos.


Pelo presente acordo fica assegurado a assistência médica nos casos de maternidade, doença comum e acidente, seja ou não de trabalho.


Maiores informações você encontra nas agências do INSS das cidades abaixo ou no site no INSS.


Acredito que você não precisa se preocupar muito quanto ao atendimento médico no Caminho de Santiago de Compostela, visto que em todos os vilarejos e cidades por onde passar, existe uma rede de postos de saúde em que você poderá ser atendido.


Isso por que o peregrino, portando a sua Credencial, tem atendimento médico garantido até Santiago.


Se precisar de alguma prescrição médica para comprar remédios controlados, leve uma do Brasil prescrita pelo seu médico, além é claro dos seus próprios remédios.