El Pelegrino - Dicas


Dicas de
Planejamento:


Dicas sobre:

Albergues de Peregrinos!

No meu primeiro Caminho Francês em 2010, essa era a minha maior dúvida, onde irei dormir?!


Rota do Caminho Francês


Quando cheguei em Saint-Jean-Pied-de-Port, segui a orientação de um site que pesquisei na época.


A orientação passada era a de procurar uma senhora que acomodava os Peregrinos em sua casa, o nome dela... Sra. Maria Camino.


Pensei que ela fizesse isso por caridade ou que fosse alguma guardiã do Caminho, algum tipo de personagem do livro de Paulo Coelho... mas eu estava enganado!


A Sra. Maria Camino na verdade é mais uma, dos diversos comerciantes espalhados pelo Caminho Francês, que se aproveitam e ganham dinheiro com os peregrinos.


Muito carismática e simpática, ela conseguiu me ganhar logo de cara, pois apesar de aparentar ser bastante idade, fiquei impressionado com a sua agilidade.


A hospedagem com direito a café da manhã e um sanduíche para o primeiro dia de caminhada saiu por 50€, ou 10 vezes mais o valor praticado no albergue da Associação de Peregrinos do Pirineus em SJPP.


Não tenho muito que reclamar, pois valeu pela experiência. Mas convenhamos que o preço estava bem salgado!


Os valores praticados na Rede de Albergues de peregrinos e Municipais no Caminho de Santiago varia entre 5 a 10 euros.


Na oficina do Peregrino em Saint-Jean-Pied-de-Port você pode solicitar o folheto informativo dos albergues do Caminho Francês, com a distância de um para o outro, a quantidade de camas, se tem Internet, cozinha ou lavanderia, etc.


Rota do Caminho Francês


Além dos albergues, você encontra Hotéis, pensões, Gitês, Casas Rurais e muitas outras opções de hospedagem, com diferentes valores cobrados.


Mais informações dos albergues você encontrará na Guia das etapas do Caminho Francês.