El Pelegrino - Dicas


Dicas de
Planejamento:


Dicas sobre:

Guia do Peregrino

Em 2010, antes de partir para a minha primeira peregrinação, não havia encontrado em nenhuma livraria um guia específico sobre o Caminho de Santiago de Compostela.


É claro que não posso incluir o "Diário de um Mago", livro mais famoso sobre Caminho de Santiago em todo o mundo, como guia de cabeceira e de pesquisa.


Capa do Guia Meus Caminhos


A partir do momento que decidi seguir o Meu Caminho Rumo à Catedral de Santiago pelo Caminho Francês, comecei a pesquisar sobre o assunto na internet.


Foram diversos sites e blogs descrevendo a experiência individual de cada um quando em peregrinação.


Alguns sites forneciam algumas informações mais detalhadas do que eu poderia encontrar, o problema foi que algumas informações já se encontravam desatualizadas em 2010.


Hoje em dia, 2014, já é possível encontrar algumas publicações sobre o assunto nas livrarias.


A idéia de fazer esse site surgiu ainda em 2010, justamente para tentar ajudar futuros peregrinos, tentanto passar um pouco da nossa experiência.


Afinal já temos alguns quilômetros rodados pelos Caminhos Rumo à Santiago de Compostela.


A idéia de compilar algumas informações num Guia impresso surgiu em 2013, quando encontrei com o autor da guia de bolso OUTDOOR, Raymmund Joos, a mais famosa na Alemanha sobre o Caminho de Santiago.


A guia amarela alemã é conhecida entre os peregrinos por ser o guia mais completo e atualizado sobre o Caminho de Santiago, infelizmente, disponível apenas em alemão.


Mostrei ao Raymmund o site "El Pelegrino" e ele me aconselhou em compilar as informações num tipo de Guia de Bolso, pois é mais fácil de se utilizar quando em peregrinação.


Meus Caminhos Cápitulo XIV


Assim, estou lançando o Guia "Meus Caminhos Rumo à Santiago de Compostela" pelo Caminho Francês em versão digital em PDF que pode ser baixada exclusivamente aqui no site. Clique na guia acima pra mais informações!


Muito em breve estaremos lançando a versão impressa, que será distribuída nas livrarias em todo o Brasil de acordo com a demanda.


Em seguida os Guias sobre o Caminho Português, o Caminho do Norte, o Caminho Primitivo, o Caminho de la Plata, o Caminho Inglês e Caminho Finisterra virão naturalmente.


A meta é lançar todos os guias antes de 2021, ano que se comemora mais um Ano Jacobeu, quando dia 25 de Julho cai num Domingo e a Igreja Católica distribui indulgência aos peregrinos que seguem à Catedral do Santo Apóstolo.