El Pelegrino - Dicas


Dicas de
Planejamento:


Dicas sobre:

Falando de dinheiro...

Esta é a parte mais delicada, o planejamento financeiro!


Para se fazer o Caminho de Santiago devemos contabilizar todas as despesas necessárias para a empreitada, como: passagem aérea, hospedagem, alimentação, imprevistos e souvenirs.


Documentos necessarios


A passagem aérea pode ser comprada em até 5 vezes sem juros, ou 10 vezes com juros, nas principais Companhias Aéreas.


Levando-se em conta o tempo de preparação para se fazer o Caminho de Santiago de 6 meses, dá pra ir para a Espanha com a passagem aérea paga.


A despesa diária com hospedagem pode variar de 0 a 12 euros, isso se você utilizar a rede de albergues municipais e oficiais disponíveis em todo o Caminho.


Com alimentação a despesa pode variar de acordo com cada um, pois uma pessoa come mais que a outra, então nessa questão uns 20 euros podem ser bem gastos.


O Menú do Peregrino, composto por um prato de entrada, um prato principal, sobremesa, pão, água e vinho, varia de 6 a 12 euros dependendo da região.


Em alguns locais você dá apenas doação pela refeição e há também a possibilidade de fazer a sua própria comida no albergue.


Junte-se a 3 peregrinos e a refeição sai por 4 a 5 euros por pessoa.


Vamos contabilizar uma média de gastos diários de 30 a 35 euros, dependendo de quantos dias de caminhada você fará, variação de 30 a 35 dias, oque dá em torno de 1.000 a 1.250 euros pra se fazer o Caminho de Santiago.


Existe um produto fornecido pelas casas de Câmbio chamado de VTM (Visa Travel Money), que é um cartão de débito onde são creditados os euros que você compra na Casa de Câmbio.


Essa é a melhor maneira e a mais segura de se viajar sem precisar levar o dinheiro em espécie.


Praca de Sao Pedro


Procure maiores informações nas Casas de Câmbio, utilizei deste recurso e foi muito cômodo para mim.


Têm apenas um ponto negativo, como os caixas eletrônicos europeus só permitem saques até 300 euros, a cada saque era cobrada a tarifa de 2,50 euros por saque.


E fique esperto, quando estiver com apenas 100 euros na carteira é chegada a hora de fazer um novo saque, pois nem todas as cidades possuem um Caixa Eletrônico disponível.


Chegando em Compostela, chega a hora de comprar os Souvenirs pra toda a família.


O cartão de crédito é aceito em todas as lojas, lembre-se que ao utilizar é cobrada a tarifa de IOF em cada compra e antes de viajar ligue para a administradora para liberar a função de compras internacional.