El Pelegrino - Dicas


Dicas de
Planejamento:


Dicas sobre:

Quais os documentos necessários?

Abaixo segue a relação dos documentos mais importantes para a sua peregrinação:


Passaporte: se você não tem ou o seu está vencido, deve ser o primeiro documento a ser providenciado, pois requer um certo tempo para ficar pronto, em média uns três meses entre requisição, agendamento da entrevista e a entrega do passaporte.


Visite o site da polícia federal e se informe dos documentos necessários para solicitar o seu.


Documentos necessarios


Carteira de vacinação internacional: a vacina de febre amarela é obrigatória em alguns países da Europa, recomenda-se tomá-la antes de viajar para não ser um impeditivo na hora de sua entrada no país destino.


Vá a um posto de saúde e converse com o agente de vacinação, além da vacina da febre amarela você pode aproveitar e atualizar a sua carteira de vacinação, muitas das vacinas são de graça.


Após tomar as vacinas, vá ao posto da Agência de Vigilância Sanitária e peça a carteira internacional de vacinação, esse é o documento que valida a vacina da febre amarela. Os postos da ANVISA podem ser encontrados nos aeroportos internacionais da sua cidade.


Cartão de crédito ou débito internacional: é necessário apresentar comprovante de que você poderá arcar com as suas despesas enquanto estiver na Europa e nada é melhor do que um cartão de crédito internacional.


Existe também a possibilidade de se usar um VTM Card (visa travel money) que pode ser facilmente adquirido nas casas de câmbio.


O VTM é um cartão de débito que pode-se colocar créditos em euros no Brasil e usar nos caixas eletrônicos de toda a Europa para saque.


Em caso de recarga, um familiar poderá fazê-la junto a casa de câmbio onde você adquiriu o cartão, sem nenhum custo adicional.


Credencial do peregrino: A credencial pode ser adquirida através de donativo na sede da Associação Francesa dos Amigos de Santiago situada em Saint-Jean-Pied-de-Port, Rue de Citadelle n° 35.


Também pode ser adquirida nas principais Igrejas e Catedrais ao longo do Caminho Francês, geralmente por 1 euro ou donativo.


credencial do peregrino


Algumas associações dos amigos do Caminho de Santiago situadas no Brasil também distribuem a Credencial aos peregrinos, além de organizarem palestras, caminhadas preparatórias, bazares e reuniões motivacionais mensais para os peregrinos brasileiros que estão planejando ir para o Caminho de Santiago.


Recomendo a visita a essas associações, pois além de tirar as últimas dúvidas a respeito do Caminho de Santiago, é um ótimo lugar para adquirir equipamentos necessários para a caminhada por um ótimo preço.