El Pelegrino - Dicas


Dicas de
Planejamento:


Dicas sobre:

Clima e Tempo pelo Caminho.

O fator climático pode influenciar muito em sua peregrinação, devido as mudanças bruscas de temperatura nos 860 Km de caminhada.


Neve nos Pirineus


Ao atravessar os Pirineus, você pode encontrar neve, chuva e neblina, tudo junto ou dependendo do mês, pode atravessar com um Sol extenuante.


Na galícia sempre chove e na Região da Castilla & Léon o Sol castiga bastante.


Então acredito que protetor solar, capa de chuva e agasalho serão itens obrigatórios em sua mochila.


No dia que atravessei os Pirineus em 2010, vi muitos peregrinos voltando e sem saber o porquê continuei caminhando.


Fiquei sabendo no outro dia que devido a neve, o Caminho pelas trilhas da Montanha seriam fechados, os peregrinos que sairam de Saint-Jean-Pied-de-Port teriam que andar pela rodovia até Roncesvalles.


Então fique ligado nas estações do ano e situação climática da época em que você irá fazer a sua Peregrinação.


Temperatura em Pamplona


De outubro à abril as temperaturas são muito baixas, que é a época do outono ao início da primavera.


De junho a agosto, as temperaturas são mais altas variando de 17° a 31°, essas marcas podem aumentar bastante devido as mudanças climáticas globais.


A verdade é que o Caminho de Santiago de Compostela percorre o norte da Espanha de leste a oeste, onde é notável a diferença em cada região, sendo na língua, nas comidas e cultura.


Passamos pela região da Navarra, La Rioja, Países Bascos, Burgos, Palencia, León, Lugo, Galícia.


O espanhol falado é bastante diferente em cada lugar, quando chegar em Compostela verás que pode compreender facilmente oque estão falando, devido a semelhança com o português, pois ali se fala o "galego".


Não aconselho fazer a sua peregrinação no inverno, devido as temperaturas muito baixas e a dificuldade de se encontrar lugar para dormir, muitos albergues fecham nessa temporada e andar congelado não é nada fácil!