El Pelegrino - Dicas


Dicas de
Planejamento:


Dicas sobre:

A companheira Mochila!

Item não só necessário como também de muita importancia.


Rota do Caminho Francês


A escolha de uma mochila muito grande pode gerar peso desnecessário nas costas, pois a tendência que temos é de carregar o máximo que ela pode suportar.


O ideal para se fazer o Caminho de Santiago é uma mochila média de 30 litros de volume, com apoios laterais e faixas de ajuste diversos.


Elas vem com vários bolsos internos, algumas com capa protetora, impermeabilidade, etc.


O importante é antes de comprá-la fazer o teste ergonômico para ver se acomodam bem as suas costas, afinal é na mochila que está todo o peso do Mundo e você descobrirá o porquê quando estiver caminhando.


Posso dizer que mais uma vez errei, nesse quesito quando fiz o meu primeiro Caminho rumo à Santiago de Compostela. Isso por que, simplesmente eu peguei uma antiga mochila do meu tempo de exército e enchi de roupas e utensílios diversos.


O peso total dela chegou a mais de 15 kg de tralhas, assim logo no primeiro dia de caminhada, deixei algumas coisas no albergue de Roncesvalles.


Fui me desfazendo de algumas peças de roupa até atingir o peso e número de peças ideal e recomendada para se fazer o Caminho. Afinal levei muita coisa desnecessária que não fizeram nenhuma falta.


Dessa maneira aprendi uma das principais lições do Caminho a do desapego e ainda fiquei famoso em fazer tantas doações pelo Caminho nos albergues.


Rota do Caminho Francês



O que é recomendável levar na mochila:


Outra dica muito importante sobre a mochila é o cuidado que se deve ter ao parar nos locais de descanso, albergues e bares, afivele as tiras de ajustes para evitar que outra pessoa pise nas presilhas.


A quebra de uma dessas presilhas pode interferir no posicionamento da mochila ocasionando um desvio de postura na caminhada e até dores e lesões nas costas.