El Pelegrino - Curiosidades


Sobre:

Caminho Francês

O Caminho Francês é o mais famoso e transitado dentre todos os trajetos que formam o Caminho de Santiago.


Estação de trem em SJPP.


Por ser teoricamente mais fácil, com maior infraestrutura voltada para o peregrino e tradicionalmente o mais escolhido, fiz dele a minha escolha para chegar à Catedral de Santiago de Compostela.


É a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, um belíssimo vilarejo Francês, que fica perto da fronteira com a Espanha, que começa a grande aventura.


Antes de iniciar a caminhada é muito interessante conhecer um pouco da história desta cidadezinha, que foi a última defesa da França na Idade Média contra invasões bascas.


Para se chegar a Saint-Jean-Pied-de-Port, pega-se um trem desde Paris até Bayone, e depois pode-se pegar um trem regional ou um ônibus da estação de Bayone até Saint-Jean-Pied-de-Port.


Foi o jeito mais fácil que encontrei, pois as informações que obtive sempre envolviam táxi, o que achei muito dispendioso.


Citadelle em SJPP.


O primeiro vilarejo na Espanha é Roncesvalles, no sopé dos Pirenéus no lado Basco espanhol, e de lá segue-se por cerca de 790 quilómetros até Santiago de Compostela.


Roncesvalles (em basco: 'Orreaga') é um município da Espanha na província e comunidade autónoma de Navarra, de área 15,1 km² com população de 24 habitantes (2007) e densidade populacional de 1,70 hab/km².


Roncesvalles é famosa na sua história e tradição pela derrota de Carlos Magno e pela morte de Roldão em 778, durante a batalha de Roncesvalles, onde a rectaguarda de Carlos Magno foi destruída pelas tribos bascas.


Ao chegar neste pequeno vilarejo pode-se sentir as vibrações que o Caminho de Santiago emite.


Apesar de não ser cristão praticante, assisti a belíssima missa de benção aos peregrinos e nesta ocasião o Padre dristribuiu um folheto com a oração dos Peregrinos em diversos idiomas, inclusive em português.


Albergue do Peregrino em Roncesvalles