El Pelegrino - Curiosidades


Sobre:

Credencial do Peregrino

A Credencial do Peregrino é um documento exclusivo para aqueles que rumam à Catedral de Santiago de Compostela.



Credencial do Peregrino



A sua importância se semelha a um passaporte e dá ao peregrino o direito de se hospedar nos albergues destinados ao pernoite daqueles que se indetificam como tal.


É na Credencial do Peregrino que serão registrados os albergues onde o peregrino irá dormir através dos carimbos ali selados.


Esta Credencial pode ser solicitada nas Associações dos Amigos do Caminho de Santiago, nas principais Igrejas e em alguns albergues que fazem parte da rota escolhida.


No Brasil pode-se solicitar atravé do site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago.


Em Saint-Jean-Pied-de-Port na sede dos Amigos do Caminho de Santiago nos Pirineus, que fica na Rua 39 da Cidadela, por 2€.


É recomendável carimbar pelo menos duas vezes a Credencial do Peregrino durante o dia, geralmente no local onde se come e no albergue onde se dorme.


Isso porque algumas pessoas usam de artifícios para usar a estrutura montada para o peregrino e fazer turismo barato pela Espanha.


Ao chegar na Oficina de acolhida ao Peregrino em Santiago de Compostela, o peregrino deve apresentar a sua cedencial em perfeito estado e devidamente carimbada para receber a "Compostela" ou "Compostelana".


O certificado é entregue a todo peregrino que percorrer pelo menos 100 Kms a pé ou a cavalo, ou 200 kms de bicicleta em reconhecimento a sua peregrinação.


Os carimbos são selados assim que o peregrino se registra nos albergues para peregrinos, os hospitaleiros dão às boas-vindas e carimbam a Credencial com o carimbo personalizado do albergue com a data do pernoite.


Os carimbos também podem ser obtidos em hotéis, na maioria das Igrejas, em lanchonetes e bares por todo o Caminho de Santiago.


Rota do Caminho Francês


Como a Credencial do Peregrino é um documento muito importante, que deve ser levado até o final do Caminho e conservado em perfeito estado, sugiro guardá-lo em lugar seco e seguro.


Os Amigos do Caminho em SJPP as entrega em sacos plásticos do tipo a vácuo, com outras informações importantes.


Conforme a entidade emissora, a credencial pode ser gratuita ou ter um custo simbólico (geralmente de um ou dois euros na Espanha e Portugal).


A credencial não dá quaisquer direitos ao seu portador, mas este compromete-se a comportar-se devidamente ao longo do Caminho, principalmente nos albergues de peregrinos.


Os responsáveis dos albergues podem reter as credenciais dos peregrinos daqueles que não cumpram as condições para recebê-las ou que não se comportem de modo adequado nos seus albergues.


Na prática, a credencial é quase sempre necessária para poder fazer uso dos albergues de peregrinos, que na Espanha alguns são gratuítos, embora seja usual deixar uma pequena contribuição para ajudar nas despesas


Acredito que umas das atrações do Caminho de Santiago seja justamente a de colecionar diferentes carimbos na Credencial do Peregrino.


Então, divirta-se pegando selos nos lugares onde passar ou parar, seja numa lanchonete ou bar onde tomou café, ou nas inúmeras igrejas que visitares pelo Caminho.


Os carimbos mais exclusivos e disputados são de algumas personalidades do Caminho, como: Peregrino Marcelino Lobato e sua Ermita Passante, Felisa na entrada de Logroño, Tomaz o Templário de Manjarín e das Igrejas que muitas vezes estão fechadas.



Rota do Caminho Francês



Em 2010, após finalizar o Caminho em Finisterra, me dirigi para o Vaticano onde foi possível receber um outro carimbo na minha Credencial e um outro certificado.


Mas isso é uma outra história que contarei na minha Peregrinação pela Europa.