El Pelegrino rumo à Santiago de Compostela pelo Caminho Português


Etapas Caminho
Português:

Caminho Fátima

Caminho Central

Caminho Português
Central

Caminho Costa

Caminho Central

Caminho Português

Caminhos:



Santiago de Compostela


Estátua de Santiago Peregrino no topo da Catedral.


Após pegar a “Compostela” está na hora de assistir a Missa do Peregrino, realizada às 12hs00. Antigamente, os peregrinos entravam na Catedral pelo Pórtico da Glória, onde muitos colocavam a mão na coluna do Pórtico.


Atualmente a entrada dos peregrinos é pela Porta del Paraíso e só abrem o Pórtico da Glória nas missas realizadas aos domingos ou em ano Jacobeu.


Outro ritual na Catedral que está deixando de ser realizado é o do Botafumeiro. Alegando alto custo, o imenso incensário só é aceso nas Missas do peregrino celebradas aos domingos ou em Ano Santo Jacobeu.


Algumas pessoas e grupos pagam para ver o Botafumeiro balançando de um lado para o outro do teto da Catedral de Santiago. É um ritual emocionante e especial para todos os peregrinos.


Na idade média, o Botafumeiro era aceso para disfarçar o mal cheiro dos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago e que impregnava o local.


Outros rituais que o peregrino não pode deixar de cumprir dentro da Catedral são dar um forte abraço na estátua de Santiago e visitar a tumba onde descansam os restos mortais do Santo Apóstolo de Cristo.


Ao sair da Catedral de Santiago, muitos peregrinos ainda extasiados de tanta emoção de chegar a Praza do Obradoiro, ficam ali sentados, desfrutando o sucesso da peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela.


Mas e agora? Voltar pra casa? Desfrutar o que a cidade de Santiago de Compostela oferece? Comemorar e deixar pra pensar nisso depois? Ou continuar até Finisterra?



Prédio do Ayutamiento de Santiago na Plaza do Obradoiro.


Para aqueles que não tenham muito tempo para desfrutar da cidade de Santiago, a dica é comprar o bilhete de avião, trem ou ônibus com antecedência através dos sites das referidas empresas.


Assim economiza tempo e dinheiro, mas não se esqueça de imprimir o comprovante.


Para aqueles que contam com alguns dias extras e podem desfrutar um pouco da Cidade de Santiago, visite as oficinas de Turismo que ficam na mesma rua da Oficina de Acolhida ao Peregrino, onde poderá obter informações sobre o Caminho até Finisterra, de exposições, museus e pegar um mapa da cidade.


Muitos rituais e comemorações de despedida acontecem no decorrer do dia. Então, que tal desfrutar o último menú del pelegrino em Santiago?


Isso é possível na Casa Manolo, restaurante situado na Plaza de Cervantes, onde há variedade de pratos disponíveis, com pão, água e vinho inclusos. Ainda se pode colher um último selo em sua credencial.


Ou, que tal correr de Paris a Dakar? Essa comemoração é bastante comum entre jovens peregrinos, que seguem comemorando desde o café-bar chamado Paris e terminam a comemoração no restaurante Dakar.


Outra tradição interessante em Santiago é a do Hotel dos Reis Católicos. Na idade média, o hotel funcionava como Hospital de Peregrinos, depois foi usado como hospedagem dos Reis Católico no final de suas peregrinações.


Estes mandavam distribuir alimentos aos peregrinos e pra manter a tradição, o hotel oferece uma refeição ao peregrino que se apresentar às 08hs00, 12hs00 ou 18hs00 na fila formada na entrada de serviços.



Fachada do Hotel dos Reis Católicos na Plaza do Obradoiro.


Santiago de Compostela não é apenas uma cidade de cunho religioso, é também uma cidade universitária, onde, durante a noite as ruas antigas da cidade ficam lotadas de jovens e de muita alegria.


Há também diversas lojas de souvenirs, onde o peregrino poderá adquirir diversos tipos de lembrancinhas para presentear parentes e amigos.


Para quem quiser trazer para casa o bastão utilizado na peregrinação, deve embrulhá-lo em plástico bolha e papel pardo para poder despachá-lo no avião.


Há também uma variedade de museus onde o peregrino poderá conhecer um pouco mais da história das peregrinações.


No Arquivo Central da Catedral é possível ver o Códice Calixtino. Recentemente recuperado, o Códice é conhecido do grande público pelo seu livro V, considerado o mais antigo guia para os peregrinos que faziam o Caminho rumo à Santiago de Compostela na Idade Média.


Para aqueles que quiserem visitar Finisterra antes de voltar pra casa, há alguns ônibus que partem diariamente pela manhã e retornam para Santiago na parte da tarde.


A passagem pode ser comprada antecipadamente na estação de autobús de Santiago de Compostela e a viagem dura em média 4 horas ida e 4 horas a volta.


Um dos rituais mais realizados no Farol de Finisterra é a queima de algum pertence ou roupa utilizada na peregrinação, mas devido aos incêndios recorrentes no local a prática atual é deixar os pertences ao lado do Cruzeiro onde a queima é feita pela brigada de incêndio.


Ali nas pedras do Farol é possível encontrar peregrinos de todos os Caminhos que levam a Catedral de Santiago de Compostela, muitas histórias de superação e como não há mais Caminhos para seguir todos estão ali para curtir o pôr do sol.


O peregrino não pode deixar de experimentar a mariscada, especialidade local, encerrando a peregrinação com chave de ouro e em grande estilo.



Marco zero localizado na Plaza do Obradoiro em frente à Catedral de Santiago de Compostela.







Fotos da Etapa:




Clique aqui para ver os Albergues da etapa!

  • 00 - Albergue xxxx
  • Endereço:
    Localidade:
    Telefone:
    E-mail:
    Site: #
    Propriedade: Privado
    Administração: Privado
    Manutenção:
    Obs: