El Pelegrino rumo à Santiago de Compostela pelo Caminho Português


Etapas Caminho
Português:

Caminho Fátima

Caminho Central

Caminho Português
Central

Caminho Costa

Caminho Central

Caminho Português

Caminhos:



Lisboa a Alverca do Ribatejo - 31 km.




Após atravessar o Oceano Atlântico o peregrino tem a opção de chegar diretamente em Lisboa ou vir de outro aeroporto à capital lusitana. De qualquer forma a maneira mais fácil de se locomover na cidade é através do metrô.


Próximo ao aeroporto há uma estação da linha vermelha que se conecta com as outras 3 linhas, dependendo do local de escolha para o pernoite o acesso é fácil e seguro.


No meu caso escolhi ficar num Hostel próximo ao Centro Antigo no bairro do Baixo-Chiado, Lisbon Lounge Hostel. Havia uma recomendação no Guia do Caminho Português que eu trazia para consultas e já conhecia a sua fama de ser o melhor Hostel do Mundo, foi a escolha perfeita!


Antes de iniciar a minha peregrinação decidi ficar alguns dias em Lisboa para me adaptar ao fuso horário e comprar alguns equipamentos que achei necessário, como um par de cajados do tipo trecking e um colchonete inflável (desnecessário!). É claro que eu já havia pesquisado sobre a Decathlon em Lisboa e fiz uma visita no dia seguinte a minha chegada.


A visita nos lugares turísticos fiz todos a pé, isso já pra entrar no ritmo da peregrinação e como a maioria fica nos entornos do Baixo-Chiado não foi muito difícil visitá-los no mesmo dia. Dessa forma gastei 3 dias em Lisboa antes de iniciar o meu Caminho rumo à Santiago de Compostela por Portugal.


Enquanto estava na cidade colhi alguns carimbos em minha credencial do peregrino, uma da Catedral da Sé de Lisboa, que possui dois carimbos um escrito apenas "CATEDRAL DA SÉ" e outro com a imagem da Catedral, também consegui o carimbo da Igreja dos Mártires, mas não consegui a da Igreja de Santiago porque a mesma estava fechada.


Indiferente a este fato, me informei sobre a abertura da Igreja de Santiago e o dono de uma loja em frente me disse que abriu no Domingo para a Missa das 18hs, mas depois de fazer algumas pesquisas na rede não sei se essa infomação procede.


Segue as informações colhidas no site da APAAS - Associação Portuguesa dos Amigos de Apóstolo Santiago:


Centro de Acolhimento de Peregrinos - Tel: +351 967100810 - 925082993
Xuventude de Galicia - Centro Galego de Lisboa.
Rua Júlio de Andrade nº 3 - Lisboa (junto ao Jardim do Torel)
Horário: 3ª e 5ª feiras (14h - 17h, restantes dias/horas o atendimento é na secretaria)


Balcão de Apoio aos Peregrinos - Igreja Nossa Senhora Navegantes
(benção dos Peregrinos no horário das missas)
Passeio Levante lote 4.81.01 - Parque Nações (norte)
Horário: 4ª, 6ª, sábados e domingos (10h - 13h)
(restantes dias/horas o atendimento é na secretaria)


Serviços:
a) Informação e apoio aos peregrinos
b) Venda de credenciais
c) Documentação sobre os Caminhos de Peregrinação a Santiago
Nota importante: Desde FEV'2014 deixou de haver apoio aos Peregrinos na Igreja de Santiago.



Igreja de Santiago em Lisboa - Aqui começa o Caminho Português!


Para encontrar a primeira seta não é difícil, ela está localizada na esquina ao pé da Igreja, a direção a seguir é pela esquerda. Em alguns postes é possível ver adesivos com indicação do Caminho de Fátima e setas amarelas, na verdade o Caminho Português está muito bem sinalizado.


Assim seguimos o Caminho Português em direção à saída de Lisboa, por calçadas com as famosas pedras brancas portuguesas, escorregadias em dias de chuvas e quentes em dias de sol, em sua maior parte do tempo.


Não há muito para se ver até chegar ao Parque das Nações, 9 quilômetros desde a Igreja de Santiago ou 1 hora e meia de caminhada. O spontos mais interessantes nesse intervalo são o Museu de Cerâmicas de Lisboa (fechado às segundas) e o Quartel da Marinha.


É possível encontrar pequenos mercados e alguns bares até esse ponto, mas no entorno do Parque das Nações a maioria dos comércios ainda estão fechados até às 10 horas, então esteja prevenido com algo na mochila para petiscar nesse ponto.


Li uma recomendação de chegar até o Parque das Nações através do Metrô, mas como sou peregrino teimoso preferi ir caminhando, mas se preferir pode pegar o metrô na estação do Baixo-Chiado e descer na Estação do Parque das Nações, seriam 9Km economizando energia para os 22km que restam.


Também no entorno do Parque das Nações é possível encontrar a Pousada da Juventude de Lisboa, a primeira do Caminho Português, ainda é possível encontrar outras em alguns vilarejos mais pra frente pelo Caminho.


À partir do Parque das Nações as coisas vão ficando mais complicadas, pois as setas nos direcionam para Sacavém, mas não pense que haverá algum tipo de suporte, algum bar, alguma sombra... Agora o verdadeiro Caminho Português se apresenta!


E nesse trecho tem que ter um pouco de atenção, pois as setas atravessam a pista principal (N-10) e nos direcionam para uma trilha ao lado da ponte sobre o Rio Trancão.


Bom... e nesse ponto as coisas começam a complicar! Quando atravessei por esse trecho dei de cara com 3 cachorros da raça rotweiller saindo de uma oficina de autos e eu nunca sou bem recebido por eles. Nessa hora nada de correr, tem que parar, deixar eles chegarem para te cheirar, mas Graças à Deus vi o dono e assobiei pra ele chamar os cachorros.



Início da trilha em Sacavém.


Uma dica é que antes de entrar nessa selva, passe bastante repelente pois os mosquitos na área são capazes de te levar. São aproximadamente 4 quilômetros de sofrimento, agúnia e muita lama.


O Caminho Português segue paralelo ao Rio que mais parece um pequeno mangue, há pouca água passando e muita sujeira no leito, talvez seja esse o fator de proliferação dos mosquitos. O jeito é caminhar o mais rápido possível para passar logo desse trecho.


Ao atravessar essa trilha as setas amarelas e azúis nos levam por um pequena estrada viscinal, sem muito movimento de veículos, com acessos a pequenos vilarejos e Quintas.


Num dado momento, na entrada do vilarejo de Granja de Alpriate, é possível ver uma placa indicando a direção de um bar. Não pense duas vezes, pare para um pequeno descanso e lanche se quizer chegar em Alverca do Ribatejo.


Uma novidade boa para o peregrino é que após 1,5km da entrada de Vila Granja foi aberto um Albergue de Peregrinos em Alpriate, uma boa opção para quem não quer andar mais de 30 Km no primeiro dia de peregrinação.


Infelizmente não tive essa sorte e tive que seguir adiante, mas isso é o Caminho, sempre pra frente! Olhando pelo lado bom, só falta mais 10 km para chegar em Alverca do Ribatejo.


Um pouco mais descansado e com as energias reabastecidas, o peregrino segue com mais tranquilidade nesse terceiro trecho da primeira etapa. A aparência da estrada não muda, pode-se ver algumas cidades ao longe, mas nada que prenda a atenção do caminhante.


Enfim o peregrino alcança novamente o agito dos carros na nacional A-1 e passa por baixo dela novamente em direção ao Rio Tejo, cruzando também a carreteira utilizada pelos peregrinos de Fátima a N-10.


Desse ponto em diante o peregrino já imagina chegar num local acolhedor, com uma cama e chuveiro com água quente... Mas ainda tem uns quilômetros pela frente atravessando a Praia dos Pescadores.


Parece estranho, mas o Caminho sobe e desce de elevador nessa etapa, e por mais incrível que pareça por duas vezes. Nessa hora, pegar a escada é quase impossível!


Ao acessar novamente a N-10 o peregrino chega facilmente a Travessa da Alfarrobeira, é a primeira rotatória antes do Mc Donald's, digo isso pois eu passei direto pela mesma e tive que parar na lanchonete para me situar.

Topografia da 1ª etapa do Caminho Português


O mais interessante é que não há uma sinalização oficial indicando o local, então deve-se ficar atento nesse ponto. A travessa possui várias pensões, conhecidas e indicadas como "Dormidas". Não pensei muito e fiquei na primeira que encontrei, Dormidas Leal por 15€.


O quarto era simples, com duas camas, banheiro compartilhado do lado de fora do quarto, TV e varanda, mas devido o cansaço não tive muito tempo para desfrutar do luxo.


A primeira etapa foi assim... Algumas fotos abaixo e detalhes no mapa no topo da página, o registro topográfico foi elaborado pelo aplicativo Endomondo.


Próxima etapa... Alverca do Ribatejo à Azambuja!



Fotos da Etapa:




Clique aqui para ver os Albergues da etapa!

  • 00 - Albergue xxxx
  • Endereço:
    Localidade:
    Telefone:
    E-mail:
    Site: #
    Propriedade: Privado
    Administração: Privado
    Manutenção:
    Obs: